DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL (18 DE MAIO)

14/05/2013 14:23

O Nuvic (Núcleo Vida e Cuidado) do Centro de Ciências da Educação durante essa semana estará colando cartazes, distribuindo folhetos informativos e postando informações no blog http://nuvic.com.br/ sobre o dia 18/05 que é instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 Algumas atividades serão feitas para que lembremos desta data:

Dia 23/05 Emfrente – Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto Juvenis na Rede Municipal de Ensino de São José/SC

Dia 25/05 Marcha das Vadias – em Florianópolis

Uma data para não ser esquecida.

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.

Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

Lei

Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fica a todos o convite para as atividades e para a conscientização deste dia