OBRAS DO VESTIBULAR ESTÃO MAIS ACESSÍVEIS NA FEIRA DA EDUFSC

20/08/2013 13:53

Alinhada com a política de inclusão social e coerente com as ações afirmativas, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está oferecendo, com descontos de 30%, os seus títulos escolhidos para o vestibular. A promoção está ocorrendo na 17ª Feira do Livro, que vai até o dia 12 de setembro, das 8h30min às 19h, no térreo do Centro de Convivência, Campus de Florianópolis.

No Concurso Vestibular 2013 da UFSC, cujas provas acontecem em dezembro deste ano, dois clássicos da EdUFSC serão cobrados: Últimos Sonetos, de Cruz e Sousa; e O Detetive de Florianópolis, de Jair Francisco Hamms. Com os descontos, o primeiro sai por 15 reais e o segundo fica em 20. Também com a preocupação de tornar as obras acessíveis ao máximo de leitores, os livros podem ser consultados, integralmente, na versão digital na página da Editora. A experiência, conforme demonstra a EdUFSC, não prejudica o livro de papel. Além das duas versões caminharem juntas, a iniciativa derrubou o mito de que um livro incluído no vestibular visa apenas ao lucro das editoras. A EdUFSC tem tomado o cuidado para não descaracterizar os projetos gráficos dos seus títulos na versão on-line.

O livro Ecos do porão, de Silveira de Souza, listado no vestibular deste ano da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está igualmente contemplado na promoção da feira, passando de 29 para R$ 15, além de estar gratuitamente disponível na página da EdUFSC.

O Detetive de Florianópolis foi editado pela primeira vez com o selo da EdUFSC em 1983. Reeditado em 2012, apresenta 31 crônicas carregadas de humor, ironia e sarcasmo. Jair Hamms, um dos fundadores da UFSC, é natural de Florianópolis. Faleceu em janeiro de 2012, aos 77 anos. Publicou, entre outros títulos, A Cabra azul, O vendedor de maravilhas e Samba no céu.

Últimos Sonetos, quarta edição revista, integra a Coleção Repertório da EdUFSC. Cruz e Sousa nasceu em Desterro (Florianópolis) em 1861. Filho de negros alforriados, o poeta é fundador e o maior nome do Movimento Simbolista Brasileiro. Faleceu em 1898. Em vida, entre outros, publicouMissal e BroquéisÚltimos Sonetos, considerado por muitos críticos a sua melhor obra, foi editada postumamente.

Cruz e Sousa será o homenageado do próximo concurso de literatura da EdUFSC, na categoria de poesia. Nas edições anteriores, foi dedicado a Salim Miguel (romance), Rogério Sganzerla (cinema e teatro) e Maura de Senna Pereira (crônica). O edital está sendo finalizado pela direção da editora. O concurso foi criado em 2010 para marcar o aniversário de 50 anos da UFSC e dos 30 anos de fundação da EdUFSC.

Moacir Loth/Jornalista da Agecom/UFSC – lothmoa@hotmail.com

Mais informações: (48) 3721-9408 / 3721-9686 /editora@editora.usc.br/ www.editora.ufsc.br.

Diretor-executivo – Fábio Lopes (flopes@cce.ufsc.br) / (48) 9933-8887.