SECULT PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DE ‘QUEM FAZ CEM ANOS OU MAIS’

23/08/2013 14:52

A Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult) da UFSC promove, de 9 a 13 de setembro, a segunda edição do projeto “Quem faz cem anos ou mais”. O evento será em dois locais da Universidade, no Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, e no Auditório da Reitoria. Será aberto ao público e gratuito, sendo que a distribuição dos ingressos será feita de 4 a 6 de setembro.

Para este ano, professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UNB) e demais convidados irão abordar vida e obra de 18 personalidades, entre músicos, dançarinos, escritores, pintores, e outros artistas. Para cada homenagem, o evento prevê uma ou mais atividades,como palestras, atrações musicais, mostra de documentários, filmes, e espetáculos teatrais.

Com destaque para a obra de Vinícius de Moraes, que em 2013 completaria cem anos de vida. Para homenageá-lo, serão realizadas duas mostras artísticas. No dia 10 de setembro, no Auditório  Garapuvu, o espetáculo teatral infantil “Menininha” trará ao público encenações dos momentos lúdicos da infância embalados por músicas de dois discos do poeta “Arca de Noé 1” e “ Arca de Noé 2”. Já no dia 11 de setembro, no mesmo auditório, às 20h, a homenagem fica a cargo do arranjador e compositor Wagner Segura, com o show musical “A benção Vinícius!”.

O espetáculo de dança “Sagração da Primavera”, de Valasv Nijinski, também completa cem anos de sua estreia no Théâtre dês Champs-Élysées, em Paris. A professora Vera Torres da UFSC será a responsável por ministrar a palestra “Nijinski/Sagração da Primeira”, contando um pouco sobre a importância do espetáculo que influenciou a estética musical do século XX. Outros artistas como Rubem Braga, Tomie Ohtake, Paul Ricoeur, Soren Kierkegaard, Lucien Goldmann, Ernesto Nazareth, Richard Wagner, Giuseppe Verdi, Wilson Baptista e Jamelão, também terão espaço.

O evento tem como finalidade resgatar a importância de cada um desses artistas em sua área. O SeCult visa sensibilizar a comunidade universitária e local em relação à importância da cultura por meio da divulgação da obra e da vida de grandes personalidades.

Serviço:

Distribuição de ingressos: no período de 4 a 6 de setembro.

Horário: 10h às 14h e das 16h às 18h30min.

Local: Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Programação Quem faz Cem Anos

Mais informações:

– Site: http://secult.ufsc.br/

– Email: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

– Fone: (48) 3721-2376 e 3721-8304