MEC REALIZA VIDEOCONFERÊNCIA PARA DEBATER CONAE E SNE

20/09/2013 16:33

Na próxima segunda-feira (23), a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino SASE/MEC) promoverá a videoconferência “A Conae e o Sistema Nacional de Educação(SNE): em busca de consensos”. O objetivo é debater a instituição do Sistema de Educação que deve ser realizada até dois anos após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente, o PNE está em tramitação no Senado. A videoconferência será realizada à tarde, no auditório do Edifício Sede do Ministério da Educação, em Brasília. Os interessados poderão participar do debate por meio das salas de videoconferências distribuídas em todos os estados brasileiros. Além disso, haverá um link na página do MEC para quem quiser acompanhar a transmissão.

Ponto presencial em SC:

Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC – Sala do Conselho Universitário Capacidade: 80 Lugares

Link que dará acesso ao debate no dia da conferência:

Este link é apenas para os locais onde não vai haver salas de vídeo, como é o caso da UFSC.

Para se cadastrar na nossa conferência no site da CONAE, favor entrar em

Outras Informações:
A transmissão da videoconferência poderá ser disponibilizada a outros locais e entidades, conforme a disponibilização dos seguintes recursos:
Básicos:
– Microcomputador com placa de captura de vídeo;
– Projeto de mídia;
– Sistema de Videoconferência e colaborador de dados;
– Tela para projeção;
– Caixa de som;
– E demais vistos como necessário pelo técnico local.

–Terminais:
São os computadores pessoais utilizados na rede, a qual provê comunicação em tempo real. Todos os terminais devem suportar voz. O suporte à vídeo e dados é opcional.
–Gateways:
São elementos opcionais em conferências H.323, que têm como função prover a comunicação de terminais H.323 com outros terminais de padrões diferentes (H.310, H.321, H.322).
–Gatekeepers:
Componentes mais importantes. Atuam como ponto central para todas as chamadas dentro de sua zona (Zona é oconjunto de todos terminais, gateways e MCUs gerenciados por um único gatekeeper. Uma zona deve incluir, pelo menos, um terminal e pode incluir segmentos de LAN conectados usando roteadores) e provêem serviços de controle de chamada para registrar participantes. Dentre outras coisas, são também responsáveis pelo gerenciamento da largura de banda em conferências H.323.
–Multipoint Control Units (MCUs):
Suporta conferências entre três ou mais participantes. Sob H.323, um MCU consiste de um Multipoint Controller (MC) e zero ou mais Multipoint Processors (MP). O MC manipula as negociações entre todos os terminais para determinar capacidades comuns para processamento de áudio e vídeo. Já o MP é o responsável por mesclar, chavear e processar os bits de áudio, vídeo e/ou dados.

Responsável pela Videoconferência:
Flávio Sousa