II SIMPÓSIO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”

01/10/2013 15:20

A Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) estão organizando o II Simpósio “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, a ser realizado no Colégio de Aplicação da UFSC, com o objetivo de debater e refletir a formação de professores e as práticas pedagógicas nas diferentes licenciaturas, em diálogo com as escolas de educação básica.

Trata-se de uma ação que pretende ampliar e qualificar as discussões iniciadas no I Simpósio “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na UFSC”, realizado em dezembro de 2012, destacando os sentidos das Práticas Pedagógicas como Componente Curricular (PCC) presentes nos currículos das Licenciaturas e o papel dos campos de estágio no processo de formação dos futuros professores.

A formação de professores para a educação básica é uma demanda urgente e importante para o país. Historicamente o departamento de Metodologia de Ensino – MEN tem desenvolvido diversas ações formativas de caráter inicial e continuada para a qualificação das práticas pedagógicas no âmbito da educação básica. Participam deste processo as escolas básicas das redes públicas de ensino, assim como o Colégio de Aplicação da UFSC e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que têm se constituído como parceiros importantes na formação docente.

O II Simpósio “Formação de professores e práticas pedagógicas” tem a intenção de constituir um espaço de interlocução dos diversos cursos de licenciatura, inclusive de Pedagogia, e destes com as escolas. Desta maneira, o evento envolverá alunos e professores das licenciaturas, assim como gestores e professores das redes públicas de ensino, o que contribuirá para o estreitamento de suas relações na formação inicial de professores.

DATAS IMPORTANTES

Inscrição de apresentações artísticas e vídeos:
Até 18 de Outubro.
Envio de trabalhos, comunicação e pôsteres:
Até 18 de Novembro.
Envio dos nomes dos participantes das rodas de conversa pelas áreas:
Até 18 de Novembro.
Inscrições como ouvinte poderão ser feitas até o dia do evento.

Para mais informações acessar o link http://simposioformacao2013.blogspot.com.br/