CURRÍCULO NOS SISTEMAS BRASILEIRO E PORTUGUÊS É TEMA DE DEBATE NO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS CURRICULARES NA UFSC

17/10/2013 15:26

Durante os dias 10 e 11 de outubro, no auditório do CCE/UFSC, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa ITINERA, realizou-se o Seminário de Políticas Curriculares: desafios e perspectivas. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Na primeira mesa, no dia 10, estiveram os professores José Augusto Pacheco e José Carlos Morgado, ambos pesquisadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal, que apresentaram aspectos sobre o debate curricular em Portugal e sobre o sistema de avaliação em larga escala. Na mesa do dia 11, a discussão foi sobre as políticas de currículo dos sistemas públicos em Santa Catarina, com a participação das Professoras Claudia Cristina Zanela, Diretora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Professora Ilona Patrícia Heck Coordenadora do Departamento de Educação Infantil da Prefeitura de São José e do Professor Gilberto Agnolin  Diretor de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação de SC. Na avaliação do Grupo de Pesquisa, o evento superou todas as expectativas tanto em termos de participação quanto em densidade nos debates.