ALUNOS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SÃO PREMIADOS EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

04/12/2013 13:39

Sete estudantes do Colégio de Aplicação (CA) foram premiados na III Olimpíada Regional Mirim de Matemática (ORMM), promovida pelo Departamento de Matemática e pelo Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os alunos receberão medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa na cerimônia de premiação, no dia 30 de novembro, às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade.

O objetivo da Olimpíada é contribuir para a criação de um ambiente estimulante a alunos e professores para o estudo dessa disciplina; estabelecer um veículo para a melhoria do ensino de matemática nas escolas e mostrar a importância dessa matéria para o futuro dos jovens e o desenvolvimento do Brasil. A competição também contribui para a descoberta precoce de talentos para a Matemática e as Ciências em geral.

Segundo a coordenadora da III ORMM, este evento – que é um grande desafio para os alunos – é muito importante, pois “lhes dá a oportunidade de dominar esta área do conhecimento, considerando-se ainda que os problemas olímpicos incentivam a criatividade e exploram estratégias não convencionais de resolução”.

A ORMM é um projeto anual, e este ano foram quatro treinamentos – de março a setembro –, e a prova foi realizada no dia 5 de outubro. Somente alunos do 5o ano do ensino fundamental (antiga 4a série) podem participar da competição. As escolas convidadas foram o Educandário Imaculada Conceição (três turmas), a Escola Dinâmica (uma turma) e o Colégio de Aplicação (três turmas).

Como esta Olimpíada é para crianças de 10 anos, os treinamentos e as provas são aplicados nas próprias escolas, por professores e alunos do Programa de Educação Tutorial – Matemática (PET-MTM) da UFSC, que fazem a correção, separadamente – a nota final de cada prova é o resultado da comparação e discussão dessas duas correções.

O projeto para a ORMM de 2014 já foi finalizado,e participarão as mesmas três escolas. A entrada de novas instituições de ensino depende da ampliação da equipe organizadora,para dar suporte às demandas apresentadas pela Olimpíada.

Mais informações:

Carmem Suzane Comitre Gimenez – (48) 3721-4612 ou Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC