CHEGADA DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PQLP) AO TIMOR-LESTE

12/06/2014 15:09

 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga a chegada dos bolsistas ao Timor-Leste, pelo Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa, coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais/CAPES, Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério das Relações Exteriores.Nesse mês de maio,  49 bolsistas do PQLP e 4 do Projeto Pró-Mobilidade da AULP/CAPES (coordenado pelos Professores  Irlan von Linsingen e Suzani Cassiani do CED/PPGECT/UFSC), estão em solo timorense, atuando em ações focadas no ensino de língua portuguesa e na formação de docentes de diversas áreas e níveis. 

Para se ter uma ideia do impacto do PQLP, em 2013, cerca de 2 mil timorenses passaram por formações promovidas pelos bolsistas do PQLP.  Essas ações contam com a parceria da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) e do Instituto Nacional de Formação Docente e Profissionais da Educação (Infodepe), e com o apoio da Embaixada Brasileira em Díli, capital do Timor-Leste.

A Coordenação Acadêmica do PQLP, realizada pela UFSC, e os articuladores pedagógicos realizaram na semana passada, uma formação com os novos bolsistas, apresentando os principais eixos do programa, as bases teórico-metodológicas,  as demandas educacionais e uma imersão ao curso de Tétum, língua falada pela maioria dos timorenses. Todo esse esforço tem o objetivo de contribuir com a  implantação da Língua Portuguesa e a emancipação daquele país. Mais informações: PQLP http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pro-mobilidade-internacional-capesaul