PRIMEIRO MÓDULO DE FORMAÇÃO ESCOLA DA TERRA EM SANTA CATARINA

26/03/2015 13:46

Aconteceu entre os dias 19, 20 e 21 de março o primeiro módulo de formação da Escola da Terra, com a presença de mais de cem professoras e professores de escolas do campo de diversos municípios catarinenses.  A Escola da Terra é uma Ação do Pronacampo – Programa Nacional de Educação do Campo (MEC – SECADI), que visa contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes de classes multisseriadas de escolas do campo, através de formação continuada de seus professores. As formações em Santa Catarina são promovidas pela Universidade Federal de Santa Catarina, através do Instituto EduCampo e Centro de Ciências da Educação (CED). 

A Escola da Terra promoveu o encontro entre cursistas e tutores da formação e teve na sua programação conferências e oficinas ministradas por professores da UFSC e convidados. Na quinta-feira (19/03), as conferências trouxeram para discussão os temas “Educação do Campo, Políticas Públicas e Escola da Terra” (Antonio Munarim e Edson Anhaia/CED/UFSC) e “Anos iniciais, Classes Multisseriadas e Educação do Campo” (Evandro Medeiros/UFPA).

As oficinas Pedagogia de Projetos x Projetos Interdisciplinares (Marcos Gehrke/Unicentro-PR), Cantinhos da Aprendizagem (Ana Luzia Caritá/SED) e Música na Escola (Gislene Natera/UDESC) aconteceram na sexta-feira (20/03) e no sábado (21/03), com a participação de todos os cursistas. Aconteceu ainda um evento cultural no Circo da Dona Bilica, com a apresentação para os professores da peça Naquele Tempo.

Estiveram presentes na abertura do evento o Diretor do Centro de Ciências da Educação – CED da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prof. Nestor  Habkost; o Diretor do Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Santa Catarina, Prof. Antonio Munarim; a Coordenadora Institucional da Formação Escola da Terra e Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Srª. Rute da Silva; a representante da Secretaria Estadual de Educação (SED), Srª Beatriz Clair Andrade; a Coordenadora Adjunta da Formação Escola da Terra, Profa. Marisa Stragliotto e o Coordenador

Estadual da Escola da Terra (SED), Prof. Sadi J. Rodrigues da Silva.

A formação Escola da Terra acontece segundo a metodologia da alternância e o próximo encontro de formação acontecerá em Florianópolis nos dias 21, 22 e 23/05/2015.

Maiores informações:  (48) 3721 4489 – segundas e sextas-feiras das 7:30 às 16:30h e terça-feira à tarde  ou pelo telefone (48) 8814 3217 –   E-mail:  escoladaterrasc@gmail.com

 Acesse  aqui  o  Site  www.escoladaterrasc.wordpress.com