UNIVERSIDADE DE SALAMANCA E UFSC FORMAM CONVÊNIO INTERNACIONAL

02/07/2015 09:40

A Universidade de Salamanca, da Espanha, e a Universidade Federal de Santa Catarina seguem agora os processos formais para  Convênio Internacional. O objetivo é oferecer mobilidade estudantil para os alunos do Curso de Pedagogia, no Centro de Ciências de Educação, vinculados aos Departamentos de Estudos Especializados em Educação e Metodologia de Ensino.  Além disso, há possibilidades de ampliar o recurso a outros cursos do CED, e também para outros estudantes de Licenciaturas da UFSC. O Professor solicitante, Ademir Valdir dos Santos, será designado coordenador do convênio internacional. Ele  vêm trabalhando recentemente com a Universidade  da Espanha. Há algum tempo o Prof. Ademir  escreveu um texto sobre mobilidade estudantil em defesa da formação dos estudantes, propondo expandir seus conhecimentos para além do Campus da UFSC.

Proposta de Convênio UFSC – USAL  .

“A MOBILIDADE ESTUDANTIL COMO COMPONENTE DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA”

Por Prof. Ademir Valdir dos Santos

“Há décadas que os países europeus planejam e organizam atividades de mobilidade discente, proporcionando aos estudantes universitários possibilidades de ampliarem sua formação através do acesso a outras instituições, a novos e alternativos itinerários curriculares, enfim, gerando possibilidades de que se possa conhecer outras culturas e instituições. Programas como o antigo Erasmus são exemplos deste tipo de empreendimento que visa ampliar a formação humana e profissional. Cabe notar que no processo de institucionalização e organização da universidade brasileira, pouca atenção se tem dado às perspectivas de internacionalização da formação, que historicamente tem sido tratada como elemento destinado a uma elite acadêmica. Portanto, geralmente destinados a certos estratos de estudantes, vinculados a cursos tradicionalmente mais prestigiados e que gozam de um status social diferenciado historicamente atribuído.

Neste cenário, em defesa da formação de estudantes que não passem apenas pelos “bancos” da sala de aula, mas que anseiem e lutem por usufruir de todas as possibilidades formativas que uma universidade de verdade deve(-ria) disponibilizar e intermediar, tenho empreendido iniciativas de diálogo com outras instituições universitárias não somente do Brasil, mas de todo o mundo, visando agregar às minhas visitas para participação em conferências e congressos uma missão acadêmica oficial de estabelecer diálogos iniciais com atores institucionais representativos, no sentido de buscar a criação, ampliação e efetivação de projetos e programas de mobilidade estudantil em benefício da UFSC. Mas, sobretudo, em benefício dos estudantes do Centro de Ciências da Educação (CED); mais que isso, não tenho pudores em afirmar, que gerem benefícios no campo da formação de professores, questão que lutamos para melhorar, notadamente no Curso de Pedagogia.

No ambiente institucional da UFSC, temos a SINTER – Secretaria de Relações Internacionais, cuja função é justamente divulgar e assessorar na busca e efetivação de itinerários formativos que envolvam a experiência de estudar em outros lugares e instituições. Como consta na sua webpage: “tem por objetivos primordiais promover a interação com organismos e instituições internacionais de ensino superior, apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural, bem como viabilizar o intercâmbio de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.” (Disponível em http://sinter.ufsc.br/contato/).

Assim, passo a subscrever e a contribuir na divulgação de iniciativas que promovam e gerem possibilidades concretas de que nossos universitários estudem em outros lugares deste vasto e diversificado mundo, gerando a ampliação das formas de olhar e de perguntar, de modo inteligente, às realidades multifacetadas existentes e historicamente construídas. E a buscar “comunicar” isso à comunidade acadêmica do CED.”

Prof. Ademir Valdir dos Santos Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação (área de concentração Fundamentos da Educação)Professor e Pesquisador lotado no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do

CED/UFSCConselheiro Titular Representante dos Docentes do Magistério Superior do CED no Conselho Universitário Telefone: 3721 2791, Bloco D – sala 103

Larissa Ferreira Liz/Estagiária de Jornalismo naCoordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais/CED