UFSC PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA PARA ESTUDANTE DO CA

25/08/2015 11:29

João Pedro Aguiar tem 15 anos e é estudante do Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2007.  O jovem foi diagnosticado com leucemia em 2013, fez quimioterapia e obteve efeitos positivos. No início de 2015, porém, novo diagnóstico detectou que as células cancerígenas voltaram a aparecer, e que seria necessário realizar o transplante de medula. Nesse ponto, começaram as campanhas para doação, pois a dificuldade de encontrar pessoas compatíveis é grande.

“João Pedro cursa o 9º ano do ensino fundamental e, desde julho, não tem frequentado as aulas porque está em tratamento quimioterápico”, relata George França, coordenador de Comunicação, Divulgação e Eventos do CA. “Estamos organizando mutirões, ao longo desta semana, para ir ao Hemosc (Av. Prof. Othon Gama d’Eça, 756, Centro) fazer testes e doações para ajudar o garoto em sua batalha”, acrescenta.

Conforme consta no site do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e na página do Hemosc, os possíveis doadores de medula devem ter entre 18 e 55 anos e uma saúde boa. É coletada uma amostra de sangue que passa por identificação de compatibilidade genética e compõe um cadastro nacional chamado REDOME. Caso seja detectada compatibilidade, o doador é contatado para novos exames de saúde e, então, para efetivar a doação.

Há algumas campanhas buscando doadores para ajudar João em seu Facebook, através de compartilhamentos de amigos e familiares, além da torcida Mancha Azul do Avaí, time do menino. George reforça que “cumprindo os pré-requisitos, basta ter vontade para colaborar”.

Mais informações no site da UFSC, na página de notícias do Colégio de Aplicação.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

(http://noticias.ufsc.br/2015/08/ufsc-promove-campanha-de-doacao-de-medula-para-estudante-do-ca/)