FORMAÇÃO DO PACTO PELO ENSINO MÉDIO – PNEM, REALIZA SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DE 34 CADERNOS REGIONAIS, AUTOAVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO DO PROJETO

26/04/2016 09:25

Na quinta feira, (18) no Hotel Castelmar, aproximadamente 300 profissionais da educação participaram do evento de Lançamento de 34 Cadernos Regionais, autoavaliação e encerramento da formação PNEM/SC. Um projeto de extensão com duração de 200h, que envolveu 8.500 professores de Ensino Médio e 720 escolas da Rede pública de ensino de Santa Catarina.

Segundo o Coordenador Geral Juares da Silva Thiesen (Professor do Centro de Educação – CED) o evento marcou o reconhecimento de um trabalho coletivo de dois anos que envolveu, em parceria, a UFSC, o MEC, a Secretaria de Estado da Educação, a UFFS e mais sete Universidades Catarinenses. Para o coordenador, a produção e publicação dos 34 Cadernos Regionais contemplando as experiências dos professores durante a formação, sem dúvida, constituiu ação central do projeto por duas razões dentre outras: foi iniciativa inédita no Brasil e permitiu o reconhecimento de autoria para cerca de 850 professores de Educação Básica que viram seus textos impressos nos Cadernos.

O êxito do projeto deve-se especialmente ao forte caráter coletivo empreendido pelo Comitê Gestor e pelo apoio das Instituições parceiras, além, é claro, da adesão e engajamento de 20 Formadores de Instituições de Ensino Superior, 36 Formadores Regionais, 720 Orientadores de Estudo e 8.500 professores e coordenadores de Ensino Médio que concluíram a formação.

A expectativa da coordenação, do Comitê, da UFSC e das demais instituições é que o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM, tenha continuidade com as etapas que foram previstas pelo MEC.