Aula Inaugural de Arquivologia

24/08/2016 08:43

A Aula Inaugural de Arquivologia, com o tema “A importância da gestão da informação na recuperação de ativos procedentes de corrupção”, será realizada no dia 06/09, às 9h, no auditório do EFI. O palestrante será o professor Dr. Rogério Henrique de Araújo Junior (Faculdade de Ciência da Informação. Universidade de Brasília).

A proposta de tema é resultado de um projeto de pesquisa realizado junto à antiga Controladoria-Geral da União, hoje Ministério da Transparência. Na aula será contextualizado a gestão da informação e o uso das bases de conhecimento, sobretudo documentos de arquivo, na montagem de um sistema de inteligência. Um tema atual que vai apoiar o argumento de fundo que é o papel do arquivista na gestão documental e da informação.

PALESTRANTE: Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da mesma Universidade. É co-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento (EROIC) e membro dos Grupos Inteligência Organizacional e Competitiva, Competência em Informação e Lab4u registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e Membro da Comissão de Avaliação da Área de Arquivologia do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC) desde 2006. Atuou como Coordenador do Curso de Arquivologia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília entre 2003 e 2004 e como Vice Diretor da Faculdade de Ciência da Informação entre 2011 e 2014. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Membro Titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília. Linhas de Ensino e Pesquisa: Representação e organização da informação; Gestão do conhecimento; Inteligência competitiva; Planejamento e gestão de sistemas de informação; Gestão de documentos; Indexação de Documentos de Arquivo.