Curso de capacitação “Política de ações afirmativas da UFSC: aspectos gerais sobre o processo de validação de renda”

30/09/2016 10:11

Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades UFSC convida a todos (as) à participar do curso à distancia de capacitação “Política de ações afirmativas da UFSC: aspectos gerais sobre o processo de validação de renda”, com carga horário de 24h. O período é entre os dias 17/10 a 14/11. O horário é livre, observadas as datas e horário de entrega das atividades no Ambiente Virtual da Aprendizagem – Moodle.

O período de inscrição vai do dia 19/09 ao dia 09/10, pelo site http://sgca.sistemas.ufsc.br/publico/programacaoAtual.xhtml

O objetivo é qualificar os participantes para realizar a validação de renda atribuindo conhecimentos práticos acerca da análise documental e da entrevista, bem como ampliar os conhecimentos sobre a política de ações afirmativas. Tem como público alvo: profissionais que atuarão na validação de renda dos candidatos classificados nos processos seletivos da UFSC para ingresso na graduação, na modalidade de renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos, per capita.

Pré-Requisito: Ter interesse em participar da comissão de validação de renda que atenderá os estudantes ingressantes em 2017. Possuir noções básicas em informática. Ter acesso a um computador com conexão a internet.

 

Ementa: Histórico e Legislação acerca da Política de Ações Afirmativas no Brasil e na UFSC. – Conceitos gerais para realização da entrevista e análise documental. – Exigências legais para validação de renda e estudos de casos.

Estratégias de Ensino: – Apresentação do conteúdo por meio de slides; – Fórum de discussão; – Questionário.

Instrutor(es)/Tutor(es): JACKELINE CLAUDETE PINHEIRO, VIVIANE GONÇALVES LAPA RAULINO, MAYARA CAMILA FURTADO, SERGIO MURILO PETRI