Resultado do II Ciclo de Debates no CED

03/10/2016 11:33

No dia 28/09 foi realizado o II Ciclo de Debates sobre a sucessão do CED, no auditório do bloco A. O debate contou com a presença do Reitor Prof. Luiz Carlos Cancellier, frente aos  docentes, técnico-administrativos e discentes do Centro . O tema abordado foi o   “Centro de Ciências da Educação no contexto da UFSC: demandas e desafios colocados para a Administração Central”.  Dentre as ações  mais debatidas destaca-se a necessidade da reforma do Bloco A, que segundo o Diretor prof. Nestor Manoel Habkost, já dura 12 anos.  Sobre a reforma do Bloco A,  o Reitor  reitera o compromisso estabelecido em concluir  a fase do Projeto, que inclui a efetivação do termo de Referência, licitação e início da obra, após a aprovação técnica pelos  órgãos municipais.

Foram também levantados pontos essenciais como as vagas de docentes na graduação e de técnico-administrativos. Além disso,  outros aspectos de infraestrutura foram destacados, dada a precariedade no Centro, tais como  aparelhos de datashow e ar condicionado.

Do ponto de vista acadêmico foi relatada pela Direção e pelos presentes a importância de respeitar as  competências acadêmicas  do Centro relativa as decisões da Administração Central em relação as questões educacionais.

No aspecto político foi levantada pela Direção a importância  da autonomia relativa que o Centro tem em relação a Administração Central.  No tocante a tomada de decisão política pela administração central, foi salientando que o compromisso de uma gestão mais democrática, que inclui a participação dos diretores de centros na decisões  sobre os rumos políticos da UFSC, naquilo que não é competência do Conselho Universitário, abriria uma nova perspectiva  para a gestão dos Centros.

Diante das demandas levantadas pelo Centro, o Reitor expôs a conjuntura da UFSC   do contingenciamento  da programação orçamentária pelo Governo Federal e as demandas  que necessitam ser atendidas para garantir o funcionamento da Universidade. Porém, de todos os problemas que deverão ser enfrentados em 2017, o Reitor   se compromete a fortalecer os Centros   de deliberar coletivamente com os Diretores as soluções para os principais problemas enfrentados pela UFSC.