Livro “Agroecologia sem agricultores locais?” é lançado em reunião do EDC

17/03/2017 09:06

Na ultima reunião ordinária do Departamento de Educação do Campo (EDC) realizada no dia 15 de março, houve o lançamento do livro “Agroecologia sem agricultores locais? Uma reflexão sobre implicações da agroindustrialização em projetos de desenvolvimento sustentável de territórios rurais”, editado pelo Professor Wilson Schmidt.

Para a Professora Beatriz Hannf, chefe do EDC, “é importante que as reuniões não tenham apenas caráter burocrático e administrativo. Elas devem permitir trocas e celebrações em torno de, por exemplo,    publicações dos docentes do departamento”. Já a Professora Thaise Guzzatti, atual Coordenadora do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Educação do Campo da UFSC destacou a importância da          publicação como uma espécie de coroamento dos dois primeiros anos de trabalho do NEA EduCampo. “Das muitas interações com a agricultura familiar da região das Encostas da Serra Geral, a reflexão    contida na obra do Professor Wilson ousa provocar um questionamento profundo sobre os rumos atuais do processo de desenvolvimento, supostamente com base na agroecologia, em curso naquele  território rural”, afirma Guzzatti.

O editor do livro fez questão de destacar os apoios institucionais da Chamada Pública Interministerial 81/2013 e, localmente, da Direção do CED e da Chefia do EDC. Sobre a publicação, considera que,    “seguindo a concepção que orientou a criação do NEA EduCampo, não se trata de uma obra com pretensão teórica, mas do resultado da troca de conhecimentos e ‘olhares’ da academia com aqueles dos  atores efetivos da construção do território.  É o confronto horizontal dessas perspectivas que pode criar o novo”. E finalizou: “É importante recordar que essa relação se consolidou com a realização, pela  UFSC, de uma Turma da Licenciatura em Educação do Campo – que tem como um dos três eixos a Agroecologia, naquela região, e que as questões trabalhadas no livro permeiam a atuação dos educadores  nas escolas e organizações da sociedade civil naqueles municípios”.

Fonte: Professor Wilson Schmidt .