Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira inicia suas atividades

18/04/2017 09:31

O primeiro módulo do Curso de Especialização em Educação e Realidade Brasileira da UFSC ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril. Denominado “História das lutas sociais no Brasil”, o encontro contou com a participação do Professor Adriano Luiz Duarte, do Departamento de História – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, e da Professora Célia Regina Vendramini, do Departamento de Estudos Especializados em Educação – Centro de Ciências da Educação, ambos da UFSC.

O Curso é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola e Agroecologia (GECA/UFSC) em parceria com organizações e movimentos sociais e sindicais do Estado de Santa Catarina. O objetivo é a formação intelectual e política de alunos de diferentes áreas do conhecimento, a fim de ajudar no entendimento da formação cultural, histórica, étnica, social e econômica do Brasil.

Os/as educandos/as são oriundos de diversos coletivos sociais, entre eles: Levante Popular da Juventude, CUT-SC, Escola Sul CUT, Sinergia (Sindicatodos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis), Sindicato dos Metalúrgicos, Sintrafesc (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Cale Campo (Coletivo Acadêmico de Licenciatura em Educação do Campo), Marcha Mundial de Mulheres, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MPL (Movimento Passe Livre), CEDEP (Centro de Educação e Evangelização Popular), Instituto Marista, Cáritas.

O módulo contou com uma mística de abertura e com o estudo e debate teórico de pensadores brasileiros que possibilitam a compreensão das lutas sociais existentes no país, no campo e na cidade.