Minicurso semipresencial discute estratégias pedagógicas para o ensino médio

22/05/2017 15:29

O curso “As potencialidades pedagógicas da sociologia da educação: discutindo estratégias de ensino no Ensino Médio a partir de pesquisas recentes na área” busca discutir experiências e problemas práticos de ensino e de relação com os estudantes. Por meio da apresentação de textos e pesquisas referentes à sociologia da educação, os participantes do minicurso poderão elaborar e trocar ideias e experiências, que apontem para possíveis formas de lidar com questões sobre a relação com os alunos, além de desafios no ensino médio público.

Recomenda-se o curso para estudantes de licenciaturas ou de pedagogia, coordenadores/diretores de colégios e professores do ensino médio (de qualquer disciplina). A ementa é “Sociologia da educação: as dinâmicas contemporâneas da reprodução das desigualdades de classe, de gênero e de raça em processos educacionais e estabelecimentos escolares”.

O minicurso semipresencial será ministrado pelo Prof. Dr. Eduardo Bonaldi, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, nos dias 8, 22 , 29 de junho e 6 de julho, das 14h às 17h, na Escola de Educação Básica Simão Hess.

A modalidade online será de 8 de junho a 27 de julho, totalizando oito horas de carga horária. As atividades presenciais somarão 12 horas.

A bibliografia recomendada é:

08/06 – Willis, Paul. Os elementos de uma cultura in _____ . Aprendendo a ser trabalhador: Escola, resistência e reprodução social Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. pp. 23-72.

22/06 – Senkevics, Adriano. Lavar a louça ou brincar na rua? Gênero, família e escola em camadas populares de São Paulo GT de Sociologia da Educação Comunicação apresentada na 37º Reunião Anual da ANPED, Florianópolis, 2015.

29/06 – Becker, Howard. Variações de classe social na relação professor-aluno. [tradução de Humberto Garcia em publicação]

06/06 – Brito, Rosimeire dos Santos. Gênero, raça e fracasso escolar: algumas articulações analíticas Comunicação apresentada no 3º Congresso Internacional de Educação, Ponta Grossa, Paraná, 2011.

Obs.:  Dada a carga horária e as atribuições de trabalho docente da maioria dos participantes do curso, a leitura dos textos não é obrigatória para o acompanhamento  constituindo-se, portanto, apenas como recomendação para àqueles que disponham do tempo necessário para tanto.

As inscrições serão feitas através deste formulário.