Colóquio “Vivências de Docência na Educação Básica” discute o ensino da Língua Portuguesa

26/06/2017 11:10

O V Colóquio “Vivências de Docência na Educação Básica: o ensino da Língua Portuguesa” acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, no auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão. O evento ocorre de manhã e à tarde e é dividido em três momentos: palestra, mesa redonda e sessões de comunicação. O colóquio abre espaço para o diálogo entre as diferentes instâncias presentes na formação de professores, buscando entender o estágio como parte do processo de formação dos professores. O foco é nas Universidades e escolas de Educação Básica, principais locais de estágio para os estudantes das licenciaturas.

“Os desafios do ser professor/a de Língua Portuguesa” é o tema da palestra da Profª Drª Nara Caetano Rodrigues. Na mesa redonda será debatido o ensino de gramática, que terá participação da Profª Drª Izate Lehmkhull Coelho e da Profª Me Fernanda Lima Jardim Miara. As experiências de docência em aulas de Língua Portuguesa em turmas das séries finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos e de docência em projetos extraclasse serão apresentadas em 13 sessões de comunicação organizadas em quatro blocos, todos seguidos de momento para debate.

O evento é voltado para o público acadêmico dos cursos de licenciatura da UFSC, profissionais das secretarias de educação e de escolas de educação básica das redes públicas de ensino. Também atende a quem tiver interesse nas discussões relacionadas à formação de professores e ao ensino da Língua Portuguesa.

As inscrições podem ser feitas no site.