Congresso de Pesquisadores Negros acontecerá em julho

01/07/2017 11:33

Com o tema “Negras e Negros no Sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira”,  o III Copene Sul acontece entre os dias 10 e 13 de julho. A abertura do evento acontece às 19h, do dia 10,  no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, a ABPN, tem como objetivo a divulgação da produção científica, técnica e cultural sobre o desenvolvimento, patrimônio e a cultura afro-brasileira, além de tentar uma maior aproximação entre pesquisadores e estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e movimentos antirracistas do Brasil e do Cone Sul. Os temas foram divididos em eixos que abordam várias áreas de pesquisa. Religião, educação, sexualidade, infância e juventude negras são alguns dos pontos que serão abordados no congresso.

O evento traz, além de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos, atividades culturais e lançamentos de livros. No dia 10 de julho, antes da conferência de abertura, acontece a apresentação do grupo Cores de Aidê, uma banda percussiva de sambra reggae formada por mulheres, em 2015, no Morro do Quilombo, aqui em Florianópolis. Além delas, Dandara Manoela dos Santos e convidados/as e Eloísa Gonzaga e Afro Latinô se apresentam no último dia de congresso.