Seminário Estadual Educação, Pobreza e Desigualdade Social acontece na UFSC em outubro

16/10/2017 21:26

O Departamento de Estudos Especializados em Educação, do CED, realizará, nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Espaço Físico Integrado, o Seminário Estadual Educação, Pobreza e Desigualdade Social. O Seminário é resultado do desenvolvimento do Projeto de Extensão Programa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social (PNEPDS), coordenado pelo Prof. Dr. Adir Valdemar Garcia.

A conferência de abertura, intitulada “As determinações da pobreza e da desigualdade: do mito liberal à barbárie”, será proferida pelo Professor Mauro Iasi, da UFRJ. O Seminário contará ainda com mesas redondas distribuídas nos demais períodos de sua realização, onde serão discutidos temas como “pobreza e condicionalidades”, “juventude, migração e escola em espaços de precariedade”, “panorama político e econômico da pobreza no Brasil”, para além da apresentação de pesquisas sobre a temática e proposições de projetos de intervenção derivados de Trabalhos de Conclusão do Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social desenvolvido na UFSC no período de 2015/2017.

Espera-se que os conhecimentos produzidos no âmbito do PNEPDS, divulgados nesse seminário, possam auxiliar em um processo de reflexão sobre a relação educação, pobreza e desigualdade social e, a partir disso, que os envolvidos possam auxiliar no necessário processo de alteração das realidades das populações empobrecidas, tanto no que diz respeito à sua situação social como, mais especificamente, à situação educacional de crianças, adolescentes e jovens que compõem essas populações.

O Seminário se dirige a professores/as das redes de ensino, alunos/as dos cursos de licenciatura e outros/as profissionais que atuam na educação e/ou com populações empobrecidas.