Acesse – Anais do Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI)

09/03/2018 07:37

O Congresso  de  Gestão  Estratégica  da  Informação,  Empreendedorismo  e  Inovação (CGEI) ocorreu em Florianópolis de 26 a 28 de Abril de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e nasceu do interesse em se reunir dos pesquisadores dos Departamentos de Ciência da Informação das Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do  Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O  objetivo  foi  criar  um  fórum  específico  de  discussão  de  temáticas  de  Gestão  da Informação, Empreendedorismo e Inovação em novo formato que envolvesse desde a iniciação científica,  empresas  juniores  até  o  doutorado,  incluindo  a  criação  de  um  Consórcio  Mestral  e Doutoral, inédito na área de Ciência da Informação.

Além desses propósitos, também objetivou-se que as submissões a serem apresentadas tivessem oportunidade de participar de um processo editorial supervisionado por duas valiações (blinded  review) antes  do  evento e  outra na  apresentação,  cujas recomendações  e  correções permitissem aos autores a publicação nos periódicos parceiros: Encontros Bibli (A2); ÁGORA (B1); ATOZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento (B2); Revista da ACB (B2) e International Journal of Knowledge Engineering and Management – IJKEM (B4).

Dentre  as  conferências  internacionais  destacou-se  a  do Keynote  Speaker, Fariborz Damanpour, da Rutgers University – EUA, um dos autores mais citados no mundo sobre o tema da Inovação  em  Bibliotecas,  além  de  Manuel  Laranja (ISEG – Lisboa  School  of  Economics  and Management – University  of  Lisbon);  Cristina  Freitas  (Universidade  de  Coimbra)  e  Roberto Giordano Lerena (Universidad Nacional de Mar del Plata). E em nível nacional: Humberto Innarelli (UNICAMP) e Virgínia Bentes Pinto (UFC).

Participaram  presencialmente do CGEI  220 pessoas entre participantes e conferencistas, mais  de  100  autores,    além  de  19  valiadores.  Foram  submetidos  65  artigos,  aceitos  41  e o consórcio Mestral e Doutoral discutiu 6 projetos. O resultado final do CGEI foi expresso na “Carta de Florianópolis”  que pro põem a criação da Rede Sul de Gestão da Informação para intercâmbio acadêmico, a partir da necessidade de cooperação entre as Instituições de Ensino Superior e o papel estratégico da Ciência da Informação no desenvolvimento regional.

William B. Vianna

Presidente do CGEI