Artigo sobre Iniciação Científica na UFSC é publicado na revista “Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação”

10/04/2018 16:27

O artigo com o título “Iniciação Científica Júnior: desafios à materialização de um círculo virtuoso”, escrito pelo professor Lucídio Bianchetti do Departamento de Estudos Especializados em Educação/UFSC e por Adriano de Oliveira, coordenador pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, foi publicado na revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (v. 26, n. 98). 

O artigo foi realizado com o objetivo de analisar a trajetória da institucionalização da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior no país e, particularmente, na UFSC. Além disso, investigou a ligação das políticas de fomento à formação de professores/pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), direcionadas à Educação Básica (EB).

No estudo dos investimentos na formação inicial de pesquisadores, foram identificados avanços e recuos dependendo das prioridades dos Governos, do contexto econômico, político e social do país e do crescimento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (SNDTC). Para ler mais sobre o artigo, clique ali.