Cine Paredão comemora 10 anos no mês de maio

27/04/2018 14:24

Resultado de imagem para cine paredaoO Cineclube Paredão comemora 10 anos de atividades ininterruptas nesse maio. Neste mês, será realizado uma série de comemorações:
– A reabertura do Cineclube Rogério Sganzerla, primeiro cineclube do curso de Cinema da UFSC, e que realizava exibições
acompanhadas de debates;
– Uma mostra do diretor catarinense Rogério Sganzerla, e da diretora Helena Ignez (que era atriz em muitos filmes de Sganzerla, e também era sua esposa). As sessões de Helena Ignez serão realizadas nos moldes das sessões do Cineclube Rogério Sganzerla: exibições seguidas de debates.
– A exibição do dia 04, do filme Bandido da Luz Vermelha, será realizado em conjunto com a Cinemateca Catarinense, Museu da Imagem e Som (MIS) e Cinema Unisul;

Agenda Mostra Helena Ignez e Rogério Sganzerla:
03/05 -> A Mulher de Todos (1969) || 20h

04/05 -> O Bandido da Luz Vermelha (1968) || 20h
Direção: Rogério Sganzerla
Cinema do CIC || Sessão Colaborativa com a Cinemática, Cinemateca, MIS e Unisul.

05/05 -> Copacabana, Mon Amour (1970) || 20h

06/05 -> Tudo é Brasil (1997) || 20h
Cinema do CIC

08/05 -> Canção de Baal (2008)

11/05 -> Sem essa, Aranha (1970) || 20h
Bosque do CFH

15/05 -> Feio, Eu? (2013)

18/05 -> O Abismo (1977)

22/05 -> Ralé (2016)

25/05 -> O Signo do Caos (2003) || 20h

29/05 -> A Moça do Calendário (pré-estreia) (2018) (Fechamento) || 20h
Cinema do CIC
A sessão contará com presença da diretora e patrona do Cineclube, Helena Ignez e também da
fundadora do Cine Paredão, Rafaela Amaral. Será sessão celebrativa.

O Cineclube Paredão começou suas atividades em 23 de maio de 2008. Ele surge como parte da programação cultural da VIII Semana de Ciências Sociais em 2007, organizada pelo Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais – CALCS. Idealizado por Rafaela Amaral, João Vitor Mastelari e Alexandre Aimbiré, teve o filme “The Wall” como sua primeira sessão, uma brincadeira com o nome que foi dado ao evento (Cine Paredão). No ano seguinte na IX Semana do curso, aconteceu a segunda exibição – um documentário sobre os 50 anos do Teatro Oficina. E foi organizada por Milena Abreu e Rafaela Amaral, que decidem continuar com o projeto regularmente. Na sexta-feira, 30 de maio de 2008, foi exibido o primeiro filme do então “projeto de extensão” Cine Paredão. A animação “Fritz The Cat”, que encabeça a longa lista de filmes projetados, foi escolhido como primeiro filme, marcando, desde o início, a irreverência do projeto. “Fritz The Cat” teve como parte da divulgação 10 cartazes coloridos, poucos, porém estes com um grande diferencial dos outros cartazes que estampavam na época as paredes da UFSC, eram coloridos e imprimidos em papel couchê, com o que se tornou o logotipo do projeto – o nome “Cine Paredão” em letras de letreiro de Circo. É o cineclube a mais tempo há mais tempo em atividades ininterruptas na UFSC, dez anos, mesmo durante momentos em que não havia subsídio da universidade e com dificuldades em conseguir equipamentos.