Cine Paredão apresenta “Lágrimas amargas de Petra Von Kant”, de Rainer Fassbinder

25/06/2018 13:49

Na próxima sexta-feira (29/06), o Cine Paredão apresenta o filme “Lágrimas amargas de Petra Von Kant”, com direção e roteiro de Rainer Fassbinder, às 19h no gramado do CED. O longa-metragem é de 1972 e tem o elenco formado por Margit Carstensen, Hanna Schygulla e Katrin Schaake.

A história é de Petra Von Kant, uma renomada e arrogante estilista que tem como única pessoa próxima sua secretária. Um dia, ela se apaixona por uma jovem aspirante à modelo que vai morar em sua casa e que a usa de toda forma.

Mostra Queer Clássica

O filme faz parte da Mostra Queer Clássica, que será exibida durante o mês de junho e início de julho.

Os filmes buscam uma retrospectiva histórica e datam desde a década de 60 até o final da década de 90, dessa forma se complementando à Mostra Queer do Cineclube Rogério Sganzerla, que reúne cinco filmes de 2017. Também os clássicos desta mostra localizam-se em distintos lugares: os filmes são produções dos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Hong Kong – com um pé na Argentina e com direito a Caetano na trilha sonora. Sempre com uma pegada experimental, os filmes são intimistas, de um cinema sensível, e buscam tratar de temas  como solidão, liberdade, memória e amor.

Sobre o projeto

Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce grande influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Gramado do CED (ou no Hall do Bloco B, em caso de chuva).