Convite para II Encontro de Práticas Culturais e das Artes de Matriz Africana – EPRACUAMA

23/10/2018 10:19

Com o apoio do Fórum das Artes Negras da Cena – FANCA e 8° Maçã em Fatias, o II EPRACUAMA  acontece entre os dias 20 a 26 de outubro na UFSC, no campus Trindade.

O evento objetiva ampliar os espaços acadêmicos para as epistemologias africanas e afrobrasileiras desta área, dando acesso aos seus conhecimentos e saberes.

O evento pretende dar visibilidade a trabalhos e às/aos profissionais de diferentes áreas, promovendo caminhos efetivos para o esforço cotidiano de desconstrução do pensamento e do conhecimento colonial (nocivo a todos os povos), do racismo e das práticas de discriminação e exclusão, que criam violências interseccionadas.

Desta maneira, o II EPRACUAMA vem valorizar as práticas culturais e as artes de matriz africana, bem como o trabalho das/os estudantes, professoras/es, artistas, mestras/es e todas/os aqueles envolvidos com a cultura tradicional e popular dessa matriz. O evento pretende, também, aplicar a Lei Federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira em todas as instâncias do ensino brasileiro.

Seguindo a lógica necessária de nossas transições humanas, atuaremos a partir de uma perspectiva afrocentrada, que requer uma consciência atuante pela reconexão com nossos valores civilizatórios de África, da participação de todos os povos para o equilíbrio social e planetário. Trata-se de um espaço de UBUNTU, eu sou porque você é, onde também, procuraremos levantar demandas institucionais, sociais e encaminhamentos para que sigamos nos movendo, transformando e vivendo com mais Ombembwá (Paz).

Confira a programação abaixo:

23/10 (terça-feira)

13h – Canto e Riso Negros: Tecnologias de (Re) Existências que Transcendem e Nutrem Almas

Artista ministrante: Roberta Lira

Evento gratuito

A solicitação de inscrição deverá ser enviada para o email epracuama2018@gmail.com informando no assunto o nome da atividade e, no corpo da mensagem, nome completo, idade, número do RG e do CPF.  As inscrições serão feitas por ondem de chegada dos pedidos e a produção enviará um email confirmando a participação.

24/10 (quarta-feira)

18h30 – Vivência em Dança dos Orixás: Iyàgabà
Artista ministrante: Professora Ana Paula Cardozo

Sinopse: Ìyagbà (lê-se yaba) – palavra de origem Yorubá que significa mãe senhora e faz menção ao poder ancestral feminino. Ìyagbà é o trabalho desenvolvido por Ana Paula Cardozo Silva, que intenta desenvolver o conhecimento dos valores tradicionais da cultura yorubá através da dança e do canto, entendendo que o corpo é veículo de asé (força vital) e de informação ancestral. A vivência aborda a cultura afro-brasileira e do oeste africano através dos ritmos, dos cantos e das danças, com especial enfoque aos valores civilizatórios presentes nessa matriz cultural como a coletividade, o cooperativismo, a ludicidade, a circularidade, a corporeidade, a energia vital (axé), o respeito, a oralidade e a territorialidade.

Evento gratuito.

25/10 (quinta-feira)

19h – EspetáculoVô me esconde aqui!

Sinopse: Chove torrencialmente! Curalina Fosfosol precisa se esconder da chuva. Entra num recinto e dá de cara com o público. Aproveita o momento para compartilhar suas emoções e se satisfazer com o prazer de contar histórias enquanto espera a chuva passar. Compartilha uma história de aventura e um amor nada convencional. Quando a chuva passa, se despede e continua sua jornada pela vida…

19h 45min- Roda de conversa com o tema: Representatividade Negra e Descolonização por meio da Palhaçaria

Atriz/palhaça: Drica Santos
Direção: Karla Concá / As Marias da Graça
Assistente de Direçaõ: Vera Ribeiro / As Marias da Graça
Figurino: Nazareth de Medeiros
Produção Executiva e técnica: Luciana Santos
Projeto Gráfico: Daniel Olivetto

Evento gratuito e aberto ao público. Retirada de senhas poderão ser feitas uma hora antes do evento. Sujeita à lotação do espaço.

26/10 (sexta-feira)

19h – Mesa Redonda – As Artes Negras da Cena e a Movimentação da Branquitude

Convidadas:
– Drica Santos – Atriz, palhaça e Professora Dra. (Teatro – UDESC)
– Lia Schucman – Psicóloga e Professora Dra. (USP)
– Roberta Lira – Cantora, atriz e Professora mestranda (PGET – UFSC)
– Renata Lima – Psicóloga e mestranda (PPGP – UFSC)
– Fátima Costa de Lima – Professora Dra (Teatro –UDESC)

Evento gratuito

Realização e organização:  Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC, Kurima Bantu Mulheres Mudenpodiro e Coordenação de Artes Cênicas.

Equipe Kurima Bantu Mulheres e Coletivo Kurima.

Coordenação Geral e Pedagógica: Roberta Lira;

Produção Executiva: Sandra Santos Costa e Mwewa Lwmbwe;

Produção: Alê Abreu e Amanda Duarte.

Apoio organização FANCA:

Consultoria e Pós-Produção Audiovisual: Profa. Dra.Clélia Mello;

Consultoria: Profa. Dra. Fátima Costa de Lima;

Profas. Dras. Débora Zamarioli e Priscila Genara.

Apoio: Coletivo Vozes de Zambi, 8° Maçã em Fatias, FANCA, Coordenação do Curso de Artes Cênicas, Projeto 10 Anos de Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET, CCE, CFH, SINTUFSC, UFSB (BA), UFSC/Secarte Edital Pró-Cultura e Fórum dos Movimentos Estudantis Negros (FOMOVEN).