6ª JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA SC

23/05/2019 08:27

A 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) em Santa Catarina tem a chamada “Educação e reforma agrária em tempos de resistência!” A abertura da mesma, foi realizada dia 17 de abril, data do massacre de Eldorados dos Carajás (PA) e que marca a luta dos povos pela Terra, tendo o concentrado de atividades entre os dias 20 a 24 de maio de 2019.
Serão realizadas atividades e intervenções na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Entre as atividades propostas, estão mesas de discussão sobre: Educação, Questão Agrária, Questão Indígena, Mulheres e Agroecologia e Produção de alimentos e renda. Além das mesas, há diversas atividades culturais (teatro, música, místicas, roda de capoeira) que dialogam com os temas. Estará presente o lançamento do Livro Sem Terra em Cartaz, a realização de cine debates e a montagem da Feira dos Produtos da Reforma Agrária que traz alimentos e os sujeitos produtores para dialogar com a Universidade Pública. A feira disponibilizará ao público grande diversidade de alimentos e artesanatos produzidos por camponesas, camponeses, indígenas, cipozeiras e estudantes.

As Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA) acontecem em todo país, para repercutir no ambiente acadêmico e na sociedade a importância em discutir a questão agrária, a defesa da educação pública de qualidade e o reconhecimento dos movimentos sociais populares do campo como sujeitos coletivos de produção de vida e conhecimento. Em 2018, mais de 60 instituições públicas de ensino participaram da JURA em todo o Brasil.
Confira o evento no Facebook: https://bit.ly/2YA1V0K
FEIRA DE PRODUTOS DA REFORMA AGRÁRIA
com produtos orgânicos, artesanatos indígena, camponês, cipozeiras e estudantes.
21 DE MAIO | 09:00 -18:00 | Hall do CED – UFSC
22 DE MAIO | 09:00 -18:00 | Praça da Cidadania – UFSC
23 DE MAIO | 09:00 – 18:00 | CEART – UDESC
24 DE MAIO | 08:00 – 12:00 | CCA – UFSC

PROGRAMAÇÃO:

20 DE MAIO | Sala 111 CED – UFSC | Bloco D
14:00 – Ruralidades em cena: debate e exibição do documentário “Lutar, construir Reforma Agrária Popular” (2014)

21 DE MAIO | Auditório do CFH – UFSC | Bloco B
10:00 – Oficina: Agitação e Propaganda
14:00 – Mesa: Via Campesina e Luta pela Terra
17:00 – Mesa: Conjuntura política e educacional e o fechamento das escolas do campo

22 DE MAIO | Auditório do CFH – UFSC | Bloco B
09:00 – Pet Convida: Mulheres e Agroecologia
09:00 – Oficina: Hortas em pequenos espaços | Concha acústica | UFSC
11:15 – Cine Debate Violência contra a mulher do campo: O que isso tem a ver com a Reforma Agrária?  – exibição do curta “Sozinhas” (2017)
16:00 – Mesa: A questão agrária hoje no Brasil e a política de assentamentos rurais
18:30 – Mesa: Agricultura camponesa e produção de alimentos

23 DE MAIO | CEART – UDESC
08:30 – Abertura
09:30 – Mesa: Vida e arte do Povo Guarani
10:30 – Oficina: Trançado em cipó imbé
12:00 – Almoço da Reforma Agrária e lançamento do livro “Sem Terra em cartaz”
13:30 – Oficina: Trançado em cipó imbé
16:00 – Cine Debate – exibição de “Mulheres da Terra” (2010)
19:00 – Peça Teatral: Guerreiras Donzelas

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE:
Ciranda infantil.
Atividades culturais.
Roda de capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.
Intervenção do GTO – Madalenas na Luta Teatro das Oprimidas.
Painel da Terra.
Ponto de Fala: Por uma arqueologia da ignorância e projeto de extensão Radiofonias.
Sarau – apresentações poéticas.