NOTA SOBRE A NOMEAÇÃO DE REITOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – 12/09/2019

12/09/2019 15:46

Em respeito aos princípios da autonomia universitária e da gestão democrática, estabelecidos fundamentalmente na Constituição Federal e na LDB, o Conselho de Unidade do Centro de Ciências da Educação, reunido extraordinariamente em 12 de setembro de 2019, aprovou por unanimidade manifestar repúdio às nomeações de Reitores que ficaram em segundo ou terceiro colocados na lista tríplice ou que foram empossados pelo Presidente da República sem serem indicados pelo próprio Conselho Universitário para compor esta lista. Solidarizamo-nos com a resistência democrática que vem sendo posta em prática pela grande maioria dos colegas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), lugar onde foi nomeado o professor Marcelo Recktenvald, candidato que nem sequer chegou ao segundo turno da Consulta Prévia e recebeu no Conselho Universitário apenas 4 votos, sendo um deles do candidato a vice na chapa. Acreditamos que a nomeação dos professores Anderson Ribeiro e Lísia Ferreira, chapa primeira colocada que alcançou 54% dos votos no segundo turno da Consulta Prévia e obteve 26 votos no Conselho Universitário da UFFS, é a saída mais adequada para garantir a estabilidade e a legitimidade políticas do processo democrático. Estaremos atentos observando esse e outros casos de intervenção e ingerência do governo federal nas Instituições Federais de Ensino Superior e nos somamos à resistência em defesa da Universidade pública, gratuita, democrática e inclusiva.

Florianópolis, 12 de setembro de 2019.