Cápsula do Tempo – Projeto de Extensão Arquipélago de Memórias recolhe relatos orais durante a pandemia

30/07/2020 18:47

O projeto de extensão Arquipélago de Memórias tem como objetivo produzir um acervo digital de relatos orais dos mais distintos lugares do país acerca do momento histórico presente. Para tanto, está recolhendo relatos orais de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) envolvidos direta e indiretamente com a educação formal, a fim de formar uma cartografia da educação escolar, do trabalho docente e de suas respectivas interligações com a vida cotidiana durante a pandemia da Covid-19. O acervo com as memórias dos sujeitos formará uma espécie de “cápsula do tempo” como legado às gerações vindouras e somente será aberto para eventuais intervenções analíticas (tese, dissertação, TCC e outras) a partir do prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) meses, contados do lançamento do projeto (julho de 2020).

Idealizado pela Universidade Federal de Goiás e coordenado pela Profa. Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra (FE-UFG), o projeto estabelece uma ampla rede de colaboradores pelo Brasil.  A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições parceiras do projeto e tem como representante local a Profa. Dra.  Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN/UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Objetos para consumo da Escola (Udesc).

Como enviar seu relato?

A ideia é captar relatos orais, de até 5 minutos de duração, via plataforma WhatsApp. Ao entrar na página do projeto – https://fe.ufg.br/n/129865-arquipelago-de-memorias, você será apresentado à proposta e convidado a contribuir com a cápsula do tempo, de maneira simples e direta, através de um áudio dizendo seu nome (opcional), idade, sexo, estado civil, escolaridade, cidade/estado onde mora e contando como esse tempo de pandemia vem interferindo na sua vida cotidiana e na sua relação com a educação. Participe!

Att.

Carolina Ribeiro Cardoso da Silva