CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO
A Carta de Serviços visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados pelo CED, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. É um instrumento de gestão pública voltada para a eficiência administrativa. A sua prática pelos órgãos e entidades públicas implica um processo de transformação sustentado no princípio de que as instituições públicas devem atuar em conformidade com o interesse da sociedade e com os padrões de desempenho por ela estabelecidos. (Programa GESPÚBLICA)
1 Coordenadoria de Apoio Administrativo
1.1 Financeiro
1.2 Compras e Secretaria
1.3 Patrimônio e Espaço Físico
1.4 Administração de Edifícios
1.5 Tecnologia da Informação
1.6 Recepção e Portaria
2 Coordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais
3 Departamentos do Centro
3.1 Departamento de Ciência da Informação – CIN
3.2 Departamento de Estudos Especializados em Educação – EED
3.3 Departamento de Metodologia de Ensino – MEN
3.4 Colégio de Aplicação – CA
3.5 Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI
4 Cursos de Graduação
4.1 Arquivologia
4.2 Biblioteconomia
4.3 Ciência da Informação
4.4 Licenciatura em Educação do Campo – Áreas da Ciência da Natureza e Matemática
4.5 Pedagogia
5 Programas de Pós-Graduação
5.1 Educação – PPGE ( Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado)
5.2 Ciência da Informação – PGCIN (Mestrado/Doutorado)
5.3 Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (Mestrado/Doutorado)
5.4 Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA
6 Cursos de Especialização
6.1 Educação Infantil
6.2 Educação, Pobreza e Desigualdade Social
7 Cursos de Extensão
7.1 Na Roda da Dança: Encontro com Educadores e com a Comunidade
7.2 Confraria Literária do Colégio de Aplicação: incentivo à leitura e ativismo cultural
7.3 Gestão Escolar a Distância
8 Órgãos Complementares
8.1 Biblioteca Setorial
8.2 Núcleo de Publicações – NUP
8.3 LANTEC
8.4 Laboratório de Periódicos Científicos
1 COORDENADORIA DE APOIO ADMINISTRATIVO |
---|
Atribuições: Gestão administrativa; apoio à Direção e ao Órgão Deliberativo Central; coordenação do pessoal de apoio administrativo e de todos os serviços imediatamente vinculados à Coordenadoria (serviços: financeiro, compras, secretaria, patrimônio e espaço físico, administração de edifícios, tecnologia da informação, recepção e portaria).
Coordenadora de Apoio Administrativo
- Tatiane Terezinha da Silva Pereira
- Contato: (48) 3721-3551
- E-mail: coordenadoria.ced@contato.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
- Gabriela Beck
- Contato: (48) 3721-3549
- E-mail: financeiro.ced@contato.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
- Luana Schieffelbein
- Contato: (48) 3721-6327
- E-mail: compras.ced@contato.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
1.3 Patrimônio e Espaço Físico
- Mário Augusto Nishiyama
- Contato: (48) 3721-3566
- E-mail: espacofisico.ced@contato.ufsc.br / mario.augusto@ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
1.4 Administração de Edifícios
- Augusto Sarda Vieira
- Contato: (48) 3721-4568
- E-mail: augusto.sarda@ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
- Diego Vieira
- Rauflin Baldini de Souza
- Renato José Hendges Júnior
- Contato: (48) 3721-2244 e 3721-2247
- E-mail: ti.ced@ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
- Escala nominal de horários de atendimento externo aos usuários – Bloco A
- Wlamir Chavasco Rodrigues – De segunda a sexta das 07h00min às 13h00min.
- Adriana da Silveira – De segunda a sexta das 13h00min às 19h00min.
- Evelise Vieira – De segunda a sexta das 16h00min às 22h00min.
- Escala nominal de horários de atendimento externo aos usuários – Bloco B
- Fabrício de Assis da Silveira – De segunda a sexta das 07h00min às 13h00min.
- Erica Leonor Vigganigo da Silva – De segunda a sexta das 13h00min às 19h00min.
- Célio João Silvério – De segunda a sexta das 17h00min às 23h00min.
- Contato:
- Portaria Bloco A: (48) 3721-2923
- Portaria Bloco B: (48) 3721-2495
- Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 07h00min às 22h00min
2 COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS |
---|
Atribuições: O Desenvolvimento de Políticas de disponibilização e disseminação da informação, apoio a eventos e ações de relacionamento do CED com outras instituições, para uma maior participação nas dinâmicas socioculturais e educacionais do Estado de Santa Catarina, visando a visibilidade institucional.
Coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais
- Eliete Warken Bahia Costa
- Contato: (48) 3721-3550 / 3721-3554
- E-mail: comunicacao.ced@contato.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08:00min às 12:00min e das 13:00min às 18:00min
3 DEPARTAMENTOS DO CENTRO |
---|
3.1 Departamento de Ciência da Informação – CIN
Serviços prestados: Tem concentrado seus esforços na área de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão. Atendem aos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.
- Telefone: (48) 3721-4075
- E-mail: cin@contato.ufsc.br
- Site: http://cin.ced.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
3.2 Departamento de Estudos Especializados em Educação – EED
Serviços prestados: Apoio e suporte aos docentes do EED em suas atividades de ensino junto aos Cursos de Pedagogia, Curso de Educação do Campo, Educação à distância/EAD e as Licenciaturas.
- Telefone: (48) 3721-4493
- E-mail: eed@contato.ufsc.br
- Site: http://eed.ced.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min
3.3 Departamento de Metodologia de Ensino – MEN
Serviços prestados: Apoio e suporte aos docentes do MEN em suas atividades de ensino junto aos Cursos de Pedagogia, Curso de Educação do Campo, Educação à distância/EAD e as Licenciaturas.
- Telefone: (48) 3721-2249 e 3721-3567
- E-mail: secretariamen@gmail.com
- Site: http://men.ced.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
3.4 Colégio de Aplicação – CA
Serviços prestados: Atende ao Ensino Fundamental e Médio. O ingresso de alunos no Colégio ocorre por meio de sorteio aberto à comunidade.
- Telefones: (48) 3721-9527, 3721-4481 e 3721-9691
- E-mail: patricia.bop@ufsc.br
- Site: http://www.ca.ufsc.br
- Horário de Atendimento: 07h30min às 18h30min
3.5 Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI
Serviços prestados: O Núcleo de Desenvolvimento Infantil constitui-se um centro de referência na área da educação infantil que por meio da indissociabilidade entre o ensono, a pesquisa e a extensão, produz e socializa conhecimentos sobre a educação infantil. Atua na educação de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. O ingresso das crianças ocorre por meio de sorteio aberto à comunidade.
- Telefones: 3721-9432, 3721-2787 e 3721-2788
- E-mail: direcao.ndi@contato.ufsc.br / secretariandi@contato.ufsc.br / eloisa.fortkamp@ufsc.br
- Site: http://ndi.ufsc.br
- Horário de atendimento: 07h20min às 12h10min e das 13h20min às 18h10min
4 CURSOS DE GRADUAÇÃO |
---|
4.1 Arquivologia
Objetivo: O curso de Arquivologia visa formar bacharéis capazes de assumir os encargos que a legislação brasileira de sua profissão faculta e que, além disso, se encontrem preparados para ampliar o conhecimento de seu campo.
- Telefones: (48) 3721-2231 e 3721-4629
- E-mail: arquivologia@contato.ufsc.br
- Site: http://arquivologia.ufsc.br
- Horário de atendimento: 07h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h30min
- Localização: Bloco D – Térreo – Sala 001
4.2 Biblioteconomia
Objetivo: O Curso de Biblioteconomia tem por objetivo formar bibliotecários com uma visão crítica da sociedade capazes de atuar como profissionais da informação imbuídos do compromisso com a gestão da informação e sua disseminação e com consciência do seu papel social na eliminação de barreiras de acesso à informação seja de natureza política, tecnológica, econômica, educacional, social, cultural e recreativa.
- Telefone: (48) 3721-4563 e 3721-2232
- E-mail: biblioteconomia@contato.ufsc.br
- Site: http://biblioteconomia.ufsc.br
- Horário de atendimento: 13h00min às 17h00min e das 18h00min às 22h00min
- Localização: Bloco D – Térreo – Sala 001
4.3 Ciência da Informação
Objetivo: Formar profissionais empreendedores capazes de identificar, desenvolver e implantar soluções inovadoras, integradas e colaborativas, humanas e não-humanas, em diversos formatos técnicos para resolução de problemas reais de Informação. O profissional formado no Bacharelado em Ciência da Informação pode atuar na gestão da informação em empresas privadas e públicas, em organizações baseadas em informação e conhecimento, centros de informação e documentação, em portais de conteúdo, e em bancos e bases de dados. O profissional de CI também pode atuar na gestão da informação e da inovação em empresas de tecnologia e startups.
- Telefone: (48) 3721-2231 / 3721-4563
- E-mail: matias97@gmail.com
- Site: http://cinfo.paginas.ufsc.br/
- Horário de atendimento: 07h30min às 12h30min e das 13h00min às 17h00min e das 18h00min às 22h00min
- Localização: Bloco D – Térreo – Sala 001
4.4 Licenciatura em Educação do Campo – Área das Ciências da Natureza e Matemática
Objetivo: Formar Professor/a em Educação do Campo, na área das Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) e Matemática, com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo. Conforme o inciso II do artigo 1º do decreto 7.352/2010, escolas do campo são “aquela situada em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo” (BRASIL, 2010). Assim a atuação do egresso do curso poderá ocorrer no ensino regular, em escolas integradas ao ensino profissionalizante (agrícola ou similar) em outros espaços educativos como Centros de Formação por Alternância; Casas Familiares Rurais ou Escolas Família Agrícolas.
- Telefone: (48) 3721-2250
- E-mail: educacaodocampo@contato.ufsc.br
- Site: http://licenciatura.educampo.ufsc.br
- Horário de atendimento: 07h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min
- Localização: Bloco B – Térreo – Sala 005
4.5 Pedagogia
Objetivo: Formar profissionais na área da educação com enfoque na docência e assentado nos seguintes eixos formativos: organização dos processos educativos, educação e infância e pesquisa.
- Telefone: (48) 3721-3576
- E-mail: pedagogia@contato.ufsc.br
- Site: http://pedagogia.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min
- Localização: Bloco B – Térreo – Sala 006
5 PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
---|
5.1 Educação – PPGE (Mestrado/Doutorado/ Pós-Doutorado)
Objetivo: Formar educadores e educadoras de alto nível comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício da pesquisa, da extensão, do ensino e das atividades profissionais em instituições de ensino de todos os níveis e em outros campos onde sejam possíveis e necessários trabalhos em educação; Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da educação, pela elaboração de teses e dissertações e por meio de publicações e outras formas de divulgação; e Contribuir para uma reflexão contínua e crítica sobre a educação pública brasileira.
- Telefone: (48) 3721-2251 e 3721-4565
- E-mail: ppge@contato.ufsc.br
- Site: http://ppge.ufsc.br
- Horário de Atendimento: 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 18h00min
- Localização: Bloco A – 2º Andar – Sala 627
5.2 Ciência da Informação – PGCIN (Mestrado /Doutorado)
Objetivo: Formar pessoal de alto nível com competência para: Pesquisar aspectos teóricos, metodológicos e práticos relativos à produção, comunicação e representação do conhecimento e da informação. Investigar os processos, ambientes, serviços, produtos e sistemas de gestão a informação e do conhecimento. As disciplinas e demais atividades acadêmicas ofertadas nos cursos de Mestrado e Doutorado serão cumpridas em período trimestral visando o aprofundamento e investigação na Linha de Pesquisa escolhida. O ingresso no corpo discente do PGCIN, nível Mestrado e Doutorado, requer a prévia aprovação em processo seletivo e os Mestrandos e Doutorandos terão a supervisão de um orientador acadêmico e de dissertação ou tese.
- Telefone: (48) 3721-2234
- E-mail: ppgcin@contato.ufsc.br
- Site: http://pgcin.paginas.ufsc.br
- Horário de Atendimento: 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min
- Localização: Bloco B – 1º Andar – Sala 105
5.3 Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (Mestrado /Doutorado)
Objetivo: Desenvolver atividades de ensino e pesquisa sobre a relação entre educação e ciência, especificamente sobre a compreensão do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o domínio das estruturas de pensamento exigido pela ciência e pela tecnologia, e sua inserção na sociedade brasileira para, à luz desse, promover um ensino mais adequado.
- Telefone: (48) 3721-4181 e 3721-6420
- E-mail: sec.ppgect@gmail.com
- Site: http://ppgect.ufsc.br
- Horário de atendimento: 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30min.
- Localização: Blocos Modulados do CFM – Térreo – Sala B 001
5.4. Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA
Objetivo: O Programa de Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA), oferecido em rede nacional, é um curso presencial coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e conta com a participação de Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do Brasil, dentre elas a Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como principal objetivo atuar na formação continuada de professores da Educação Básica brasileira, que atuam na disciplina escolar História, tendo como meta mais ampla contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de História na Educação Básica.
- Telefone: (48) 3721-4492
- E-mail: mpeh@ufsc.br
- Site: http://profhistoria.ufsc.br/
- Horário de atendimento: 09h00min às 12h00min e das 13h00min às 18h00min (exceto na quarta à tarde, em que não tem expediente externo).
- Localização: Bloco B – Térreo – Sala 002
6 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO |
---|
6.1 Educação Infantil
Objetivo: Formar em nível de Pós-Graduação Lato Sensu/especialização professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas e equipes de educação infantil das redes públicas de ensino e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias ou confessionais). Atender as demandas de formação de profissionais da educação infantil explicitadas nos Planos de Ações Articuladas (PAR).
- Coordenadora: Profa. Eloisa Helena Teixeira Fortkamp
- Secretaria: (48) 3721-2321
- E-mail: cedei2014.ndi@contato.ufsc.br
6.2. Educação, Pobreza e Desigualdade Social
Objetivo: Este Curso de Especialização, ofertado na modalidade a distância, constitui-se em uma ação voltada à formação continuada de profissionais que atuam na educação básica e/ou em políticas sociais que estabelecem relações entre educação, pobreza e desigualdade social. Visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas. Confrontar essas vivências com as visões predominantes nas políticas educacionais, na gestão da educação e no contexto escolar da educação básica é um dos principais desafios. O objetivo é promover a práxis em torno de princípios político-ético-emancipatórios assentados no direito à vida, à igualdade e à diversidade. O Curso conta com 400 vagas, distribuídas em oito pólos no estado de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Tubarão, Chapecó, São Miguel do Oeste, Lages, Ponte Serrada e Campos Novos. O Curso iniciará com a aula inaugural prevista para 06/07/14, com previsão de término para dezembro de 2016.
- Coordenador: Prof. Dr. Adir Valdemar Garcia
- E-mail: epds.ead@contato.ufsc.br
- Site: http://epds.nute.ufsc.br
7 CURSOS DE EXTENSÃO |
---|
7.1 Na Roda da Dança: Encontro com Educadores e com a Comunidade
Objetivo: Possibilitar o encontro com diferentes culturas e tradições, destacando simbolismos presentes nas danças circulares dos povos. No movimento das rodas de dança (meditação ativa), abrir espaço para o encontro com o silêncio – exercício fundamental para o educador abrir-se à escuta do outro (interno e externo). Provocar a percepção da harmonia, equilíbrio e fluência da relação ritmo movimento-ritmo musical, afirmando o contato e o cuidado do EU no encontro com o OUTRO.
- Coordenadora: Profa. Dra. Terezinha Maria Cardoso
- E-mail: teezeka@gmail.com
7.2 Confraria Literária do Colégio de Aplicação: incentivo à leitura e ativismo cultural
Objetivo: Promover eventos de leitura de diferentes objetos culturais, em várias linguagens: livros, filmes, música e teatro. A experiência estética, o grande foco, é catalisada por uma proposta lúdica de interação. Aberto a toda comunidade realiza uma formação do leitor do ponto de vista horizontal, com o compartilhamento dos diferentes leitores em contato: alunos em formação escolar, graduandos, pós-graduandos, docentes e técnicos.
- Coordenadora: Profa. Mª. Arlyse Silva Ditter
- E-mail: arlyse@gmail.com
7.3 Gestão Escolar a Distância
Objetivo: Capacitar Diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico, de forma a contribuir para o aprimoramento e qualificação desses profissionais que compõem a equipe gestora, a partir do desenvolvimento de processos e atividades inerentes à gestão. Com o foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspectiva de gestão democrática da e na escola e da efetivação do direito à educação escolar básica pública com qualidade social, o curso objetiva ainda, a identificação e o diálogo com as metas do PNE, promovendo a reflexão sobre estratégias para alcança-las. O curso é uma parceria entre MEC, UFSC, SED e UNDIME com uma carga horária de 200 horas.
- Coordenadora: Profa. Dra. Lúcia Schneider Hardt
- E-mail: luciashardt@gmail.com
8 ÓRGÃOS COMPLEMENTARES |
---|
8.1 Biblioteca Setorial
Objetivo: Oferecer aos seus usuários e a comunidade em geral, o acesso à informação nas áreas de Educação, Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, contribuindo no processo de ensino, pesquisa e extensão. Serviços Prestados: Consulta local; Acesso wireless; Orientação à pesquisa e normalização de trabalhos técnico-científicos; Serviço de referência; Capacitação (quanto ao uso de bases de dados, Portal CAPES, recursos do Portal da BU, Sistema Pergamum, fontes de informação, normalização de artigos e trabalhos acadêmicos, citação, referência, etc.)
- Contato: (48) 3721-9584 e 3721-3555
- E-mail: bsced@contato.ufsc.br
- Site: http://portal.bu.ufsc.br/conheca-a-bu/bibliotecas/ced/
- Horário de atendimento: 7h30min às 19h30min
8.2 Núcleo de Publicações – NUP
Objetivo: O Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação (NUP-CED) tem a função de estimular a produção e realizar a publicação de trabalhos científicos produzidos nas áreas das Ciências da Educação e Informação, que integram suas diversas coleções. O NUP é composto pela Coordenação, Comissão Editorial e Corpo Técnico–Administrativo. São integrantes da Comissão Editorial representantes dos editores dos periódicos e dos setores do CED (Departamentos, Programas de Pós- graduação, Colégio de Aplicação e NDI), indicados pelas subunidades deste Centro e designados pela Direção do CED. Desde 1983 se publica a Revista Perspectiva – publicação digital em periodicidade quadrimestral, com todos os números disponíveis no Portal de Periódicos da UFSC. Para acessar os artigos disponíveis em PDF de forma gratuita entrar na pagina: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva
- Contato: (48) 3721-2615 e 3721-2616
- E-mail: nup.ced@contato.ufsc.br
- Site: http://nup.ced.ufsc.br/
- Horário de atendimento: 08h00min às 18h00min
8.3 LANTEC
Objetivo: O LANTEC tem por finalidade desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas às tecnologias da informação e comunicação e apoiar os professores do CED e dos demais centros de ensino, ligados à formação de professores, no que se refere à orientação pedagógica, à reflexão e produção de conhecimento, de materiais e à infraestrutura tecnológica.
- Contato: (48) 3721-9263
- E-mail: lantec@contato.ufsc.br
- Site: http://lantec.ced.ufsc.br/
- Horário de atendimento: 08h00min às 18h00min
8.4 Laboratório de Periódicos Científicos
Objetivo: O Laboratório de periódicos atua junto aos editores, provendo condições adequadas para que os periódicos atendam aos requisitos de qualidade de sua área de atuação, a fim de atingirem os parâmetros de qualidade do estrato B2 do Qualis/CAPES ou SciELO. Os serviços prestados aos editores estão centrados na parte técnico-científica, cabendo ao editor à responsabilidade exclusiva sobre as questões de conteúdo e originalidade dos artigos. Os serviços são organizados em três: planejamento e instalação da revista, suporte e capacitação aos editores e bolsistas e revisão sistemática das edições, com a conferência dos metadados. O Laboratório orienta e mantém controle na normalização e padronização dos periódicos que formam a plataforma, visando sua qualificação e indexação em fontes específicas e sua migração ao Portal de Periódicos UFSC.
- Contato: (48) 3721-2237
- Horário de Funcionamento: 08h00min às 18h00min
- Email: laboratorio.periodicos@contato.ufsc.br
- Site: http://laboratorio.periodicos.ufsc.br/