Apresentação do Centro

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

 

O CED/UFSC tem sua origem na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia, iniciada em 1951 no Centro de Florianópolis/SC.  Co-fundadora da Universidade Federal de Santa Catarina (18/12/1960) foi a primeira a instalar-se na “Cidade Universitária”, em 1961. Como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (oficialmente criada em  12/03/1962), ocupou o prédio[1] que mais tarde foi destinado ao Centro de Estudos Básicos –  hoje, bloco A do Centro de Comunicação e Expressão. Ali teve lugar o primeiro Curso de Pedagogia de Santa Catarina, um bacharelado, e também o primeiro curso de Didática, que licenciava as diferentes áreas para o ensino.

A Reforma Universitária empreendida pela ditadura militar separou Estudos Básicos e Educação Profissional, afastando, entre outros, Filosofia e Educação; com a Lei 5.540/68 em vigor foi criado o “Centro de Educação” – oficializado em 15/06/1969 e cuja implantação foi coordenada pelo professor Nilson Paulo, ex-diretor da FFCL. Com os Departamentos de Métodos de Ensino e de Meios de Comunicação Educacional, o recém-criado Centro ocupou o térreo do Colégio de Aplicação, que tinha lugar no edifício que hoje abriga o bloco A do CED.[2] Naquele período, todos os Cursos de Graduação foram administrados pela Reitoria; aos Departamentos competia garantir os professores, mediante solicitação dos Coordenadores/as de Curso, subordinados/as à “Sub-Reitoria de Ensino”.

Em 24/04/1979 o CED passou a denominar-se Centro de Ciências da Educação; já estava, então, composto pelos Departamentos de Metodologia do Ensino (MEN), Estudos Especializados em Educação (EED), e Biblioteconomia e Documentação (BDC, atual Ciências da Informação); Colégio de Aplicação; Educação Pré-Escolar (embrião do atual Núcleo de Desenvolvimento Infantil), e Pós-Graduação (especialização lato senso).

Atualmente o Centro de Ciências da Educação estrutura-se em torno da Educação Básica – Educação Infantil (NDI) e Ensino Fundamental e Médio Colégio de Aplicação) –;  Graduação (oferece os cursos de Pedagogia, Biblioteconomia, Arquivologia, e Educação no Campo, e também ministra disciplinas em mais 18 Licenciaturas); Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu  (três Programas com Mestrado em Doutorado – em Educação; em Ciências da Informação, e em Educação Científica e Tecnológica, e cursos de  Especialização em Educação Infantil; Coordenação Pedagógica, e Educação integral). Conta com Biblioteca Setorial e com Núcleo de Publicações; com Laboratório de Ensino à Distância, e com o Instituto de Educação no Campo, ambos com forte inserção na sua área/modalidade.  Instalado em seis edifícios – dois deles sediam, respectivamente, Colégio de Aplicação e NDI, e os demais abrigam Graduação, Pós-Graduação e a maioria de seus 30 Grupos e Núcleos de Pesquisa, e também a  Gestão. Contando com 105 Técnicos/as Administrativos/as em Educação, 222 docentes efetivos/as e 59 substitutos/as, de cada vez mais alta qualificação, desenvolve também quase duas centenas de projetos e ações de extensão, e tem, entre outros,  intensa inserção em Associações de Pesquisa e Pós-Graduação no âmbito da Educação e das diferentes áreas das Licenciaturas de cuja formação participa, e da Ciência da Informação. Neste início da segunda década do século XXI, pode-se dizer que o CED/UFSC já alcançou projeção nacional,  e também  internacional.

 

Para ver o vídeo Institucional do CED, clique aqui.

 

Fontes:

CED em Números 2013.1

Professor Antônio César Becker (primeiro diretor do Centro após sua completa implantação).

Professora Dra. Olinda Evangelista (História da Educação/PPGE).

NECKEL, Roselane e KÜCHLER, Alita D. UFSC 50 anos – trajetórias e desafios. UFSC, 2010.


[1] Construído com recursos estaduais.

[2]Adiante o CA mudou para um edifício estadual no centro da cidade, desocupado com a transferência da Faculdade de Economia e Ciências Contábeis para a Trindade, obtendo só mais tarde sua sede atual.

 

INFORMAÇÕES SOBRE COMO SOLICITAR CÓPIAS DE DOCUMENTOS
O Centro de Ciências da Educação encaminhou todos os documentos referentes a FFCL bem como outros documentos pertinentes à administração ao Arquivo Central da UFSC, onde estão sendo microfilmados.

Que documentos encontram-se no CED hoje?
No CED encontram-se alguns diplomas referentes aos cursos de Estudos Sociais, licenciaturas Plenas em Geografia, História e cursos emergenciais.

Como solicitar estes históricos e/ou diplomas?
Entrar em contato a Coordenadoria de Apoio Administrativo  do CED/UFSC Telefones: (048) 3721-9336  /  (048) 3721-3553
E-mail: coordenadoria.ced@contato.ufsc.br