Nova programação na TV CED

19/08/2016 14:05

Confira a nova programação que será transmitida pela TV CED (na lanchonete do bloco A)

Memórias de uma Cidade

“Memórias de uma Cidade”. DVD contendo série de treze filmetes, com versões de trinta e sessenta segundos de duração cada um. Compõem um painel sobre a formação histórica e cultural da cidade de Florianópolis, trazendo uma abordagem do universo iconográfico da Capital de Santa Catarina: “Ponte Hercílio Luz”, “Praça XV”, “O Miramar, Mercado e Alfândega”, “O Palácio Cruz e Sousa”, “A Catedral e suas Igrejas”, “Os Casarios da Cidade”, “Teatro da UBRO”, “O Hospital de Caridade”, “Panorâmicas da Cidade”, “Mercado Público”, “Ruas da Cidade”, “Personagens da Cidade” e “A Cidade e o Mar”. A proposta nasceu do potencial que consiste o acervo do Banco de Imagens da Casa da Memória. Criação, direção e roteiro: Chico Pereira. Edição: Thesta Marques. Pesquisa de imagens e texto: Zuca Campagna. Acervo iconográfico: Casa da Memória e acervo particular.

 

AUDÁCIA

Documentário apresenta a história de dois presos políticos em Florianópolis, durante a ditadura militar.

O documentário Audácia, de Chico Pereira, revela como era o cotidiano dos presos políticos na colônia Penal Urbano Salles, em Canasvieiras, bairro de Florianópolis (SC), durante a Operação Barriga Verde. Entre 1975 e 1977, o governo militar prendeu 42 pessoas sob a acusação de comunismo.

O filme foca o relacionamento humano dentro da colônia penal a partir da visão de dois destes presos: Júlio Serpa e Edgard Schatzmann. Eles eram membros do Partido Comunista e ficaram detidos por 11 meses. Edgard disse ter vivido um dos seus piores momentos. Seu corpo foi coberto com Neocid, para matar piolhos, enquanto ouvia gritos de dor nas outras salas. E Júlio lamenta não ter visto sua filha crescer, já que quando fopi preso ela tinha apenas um ano de idade.

A história, pouco conhecida, revela as dores e os traumas, até hoje não superados, daqueles que viveram de perto a Operação Barriga Verde. O diretor Chico Pereira foi premiado pelo documentário. Reprise. 52 min.