Cerimônia de Homenagem dos Dez Anos do Curso de Educação do Campo

05/08/2019 13:17

No dia 16 de julho, o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelos seus dez anos de atuação. Regulamentado em 2008, está constituído no Departamento de Educação do Campo (EDC), integrado ao Centro de Ciências da Educação (CED).

O curso forma professores na área das Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) e Matemática, com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo. Desde sua origem, tem estabelecido parcerias junto às organizações e Movimentos Sociais do Campo do Estado de Santa Catarina.

Além da moção de aplauso, placa e certificados de homenagens foram entregues na cerimônia a 15 pessoas, entidades e movimentos sociais. O evento foi iniciativa da deputada Luciane Carminatti (PT).

Parabenizamos a todos que fizeram parte desta trajetória!

Confira a lista dos homenageados

Professor Dr. Antonio Munarim

Pela defesa incondicional, contínua do direito dos povos do campo a uma educação pública, gratuita e de qualidade. Por ser, na UFSC, educador protagonista na concepção, criação e consolidação da Licenciatura em Educação do Campo.

Professor Dr. Wilson Schmidt

Pela participação nas ações, iniciais, necessárias e indispensáveis, de concepção, criação e consolidação da Licenciatura em Educação do Campo na UFSC.

Professora Dra. Beatriz Bittencourt Collere Hanff

Por sua participação nas ações, iniciais, necessárias e indispensáveis, de concepção, criação e consolidação da Licenciatura em Educação do Campo na UFSC.

Professora Dra. Terezinha Maria Cardoso

Reitor Prof. Dr. Ubaldo Cesar Balthazar

Em reconhecimento ao apoio, ao longo de dez anos, da administração da Universidade Federal de Santa Catarina à criação, consolidação e funcionamento da Licenciatura em Educação do Campo.

Professor Dr. Antônio Alberto Brunetta

Em reconhecimento ao apoio, ao longo de dez anos, do Centro de Ciências da Educação da UFSC à criação, consolidação e funcionamento da Licenciatura em Educação do Campo.

Professor Dr. Walter Quadros Seiffert

Em reconhecimento ao apoio, ao longo de dez anos, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC à criação, consolidação e funcionamento da Licenciatura em Educação do Campo.

Professora Maria de Lourdes Brehmer

Por seu empenho na implantação de uma política pública de Educação do Campo no município de Canoinhas e por sua contribuição determinante à “interiorização” da Licenciatura em Educação do Campo e, mais especificamente, à efetivação da Terceira Turma: “Planalto Norte” – Canoinhas

Celso Heidemann

Por sua contribuição determinante à “interiorização” da Licenciatura em Educação do Campo e, mais especificamente, à efetivação da Quarta Turma: “Encostas da Serra Geral” – Santa Rosa de Lima.

Amplanorte

Em reconhecimento ao apoio da entidade, através de seus municípios membros, à “interiorização” da Licenciatura em Educação do Campo e, mais especificamente, à efetivação da Terceira Turma: “Planalto Norte” – Canoinhas, e da Sexta Turma: “Planalto Norte” – Rio Negrinho e Mafra

Prefeitura de Alfredo Wagner

Por sua contribuição determinante à “interiorização” da Licenciatura em Educação do Campo e, mais especificamente, à efetivação da Oitava Turma: Alfredo Wagner e Bom Retiro.

Escola Estadual de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio

Por sua contribuição determinante à “interiorização” da Licenciatura em Educação do Campo e, mais especificamente, à efetivação da Décima Turma: Contestado2 – Fraiburgo / Assentamento Vitória da Conquista.

CaleCampo – Coletivo Acadêmico de Licenciatura em Educação do Campo

Em reconhecimento à participação ativa dos estudantes e de sua organização na construção cotidiana, em dez anos, da Licenciatura em Educação do Campo na UFSC.

Acecampo – Articulação Catarinense por uma Educação do Campo

Em reconhecimento à articulação estadual, em Santa Catarina, do esforço coletivo em defesa da educação pública de qualidade no e do campo.

Via Campesina

Em reconhecimento à luta internacional pela defesa dos povos do campo e, localmente, à defesa da educação pública de qualidade no e do campo. Que os próximos dez anos signifiquem a consolidação de uma efetiva e produtiva parceria.