Minicurso sobre estética de Lukács

29/11/2022 17:10

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ontologia Crítica (GEPOC) promove  o Minicurso Princípios Básicos da Grande Estética de Lukács, a ser realizado no dia 8 de dezembro de 2022, a ser ministrado pelo Prof. Dr. Deribaldo Santos, do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central, da Universidade Federal do Ceará (UECE).
Esse minicurso se insere no contexto dos estudos e debates sobre questões e problemáticas educacionais fundamentados numa abordagem materialista histórico-dialética da educação e integra integra o Seminário Especial “A produção do conhecimento e a pesquisa nas ciências sociais: o método materialista histórico-dialético da Linha Trabalho, Educação e Política – TEP”, do Programa de Pós-graduação em Educação, que neste semestre está a cargo da Profa. Dra. Patricia Laura Torriglia. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Escola – GEPEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Ementa:

O Minicurso Princípios Básicos da Grande Estética de Lukács toma como base a consideração de que a arte partilha de uma condição especial da relação objeto-sujeito, compreendendo-a enquanto produção de determinado campo homogêneo que lapida as opacidades da vida cotidiana, possibilitando, dessa forma, a elevação do ser social a um patamar superior de objetivação. Esse surgimento permite que a humanidade registre sua autoconsciência, comprovando a imanência humana. Sob tais considerações, realizaremos algumas aproximações às categorias básicas que estruturam a Grande Estética de Georg Lukács e que estão na base do desenvolvimento da formação dos sentidos humanos, como por exemplo: reflexo, analogia, imitação, mimese, catarse, entre outras.

Objetivos:

Categorizar algumas das principais categorias presentes na Grande Estética de Lukács: reflexo, analogia, imitação, mimese, catarse, dentre outros;
Apresentar a estrutura dos quatro tomos da versão espanhola da Estética lukacsiana.

METODOLOGIA DE TRABALHO

1º DIA: Quarta, 07 de dezembro de 2022 – Período matutino e vespertino

Estudo dos textos sugeridos.

2º DIA:  Quinta, 08 de dezembro de 2022

Exposição e debate sobre as categorias da Estética (presencial)

Lugar: sala 208 – segundo andar – Prédio A do CED/UFSC.

Período matutino: Horário: 8:30 as 13:00 horas.

Período vespertino: Horário: 14:00 às 18:30 horas.

COM CERTIFICAÇÃO DE 16h.

35 vagas – Inscrição gratuita

Bibliografia sugerida:

SANTOS, Deribaldo. Trabalho, cotidiano e arte: uma síntese embasada na Estética de Georg Lukács. In: Estudos Avançados, v. 31, n. 89. jan.-abr. 2017a. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890025

SANTOS, Deribaldo. Arte-Educação Estética e Formação Humana. Coletivo Veredas. 2020. Capítulos -1-4. https://coletivoveredas.com.br/livrospdf/

TORRIGLIA, Patricia, Ortigara, Vidalcir, AVILA, Astrid. Em tempos de desumanização: a emergência da crítica ontológica no complexo educacional. In: Revista Katalysis, 2020. V. 3. Disponível em:

TORRIGLIA, P. L. Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 297–318, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n1.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12898.

Bibliografia de apoio:

ARAUJO, Adéle Cristina Braga. A arte na educação contemporânea e seus limites à formação humana: um estudo à luz da ontologia marxiano-lukacsiana (Monografia). Centro de Educação Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2010.

ARAUJO, Adéle Cristina Braga. Estética em Lukács: reverberações da arte no campo da formação humana. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2013.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.3. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1967.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.4. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1967

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.1. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estético. v.2. Barcelona: Ediciones Grijalbo, 1966.

SANTOS, Deribaldo. A particularidade na estética de Lukács. São Paulo: Instituto Lukács, 2017b.

SANTOS, Deribaldo. Estética em Lukács: a criação de um mundo para chamar de seu. São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

Tags: estética em LukácsGrupo de Estudos e Pesquisa sobre Ontologia Críticamaterialismo histórico dialéticominicurso