MOSTRA ‘FOTOGRAFIA É LINGUAGEM’ APRESENTA TRABALHOS DE ESTUDANTES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

23/08/2013 14:42

“Fotografia é linguagem” e como qualquer linguagem, para dominá-la, é necessário tornar-se leitor e autor. Os sétimos anos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC), na disciplina de Língua Portuguesa, dedicam-se a esse domínio desde o início de 2013. Dentro de um projeto disciplinar sobre jornal impresso, foram estudadas a notícia e as fotografias que muitas das vezes são mais, ou tão, importantes quanto. A exposição “Fotografia é linguagem”, coordenada pela professora de Língua Portuguesa Arlyse Ditter, começou no dia 21 de agosto e vai até o dia 6 de setembro. A mostra expõe, no Espaço Estético do CA, 49 trabalhos: fotografias jornalísticas, contextualizadas por uma notícia sobre o cotidiano do CA e distribuídas em uma página simulando a de um jornal.

A exposição Fotografia é Linguagem é o primeiro fruto de uma produção autoral e, também, resultado de um concurso de fotojornalismo, no qual, foram jurados os professores George França, Rachel Leal, Mariana Borsa e Tomás Fontan, todos do CA-UFSC. No Espaço Estético estão duas mostras, uma com todos os trabalhos e outra com os destaques do concurso, cinco de cada turma. Esses estudantes alcançaram melhores resultados em dois quesitos considerados pelos avaliadores: ralação da foto com o contexto da notícia e o equilíbrio do enquadramento.

Os estudantes receberam aulas sobre a história do Fotojornalismo e suas mudanças ideológicas e estéticas. Desde a poética de Henri Cartier Brèssson até a polêmica obra de Robert Cappa foram apreciadas durante o projeto. O fotógrafo Guto Kuerten, do jornal Diário Catarinense, encontrou pessoalmente os estudantes para compartilhar um pouco de sua experiência no fotojornalismo diário. Foram esclarecidas dúvidas sobre o uso da luz e o funcionamento da máquina fotográfica com os professores Gabriela Ferreira e Kleber Albuquerque, ambos do CA. A última troca que gerou aprendizado foi com o professor Ivan Giacomelli, do curso de Jornalismo da UFSC que possibilitou uma revisão dos conceitos de fotojornalismo.

Luara Wandelli Loth / Espaço Estético / Colégio de Aplicação / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.