Nota de Adesão dos Estudantes de Biblioteconomia à ocupação no CED

10/11/2016 14:40

A gestão Unificar para Fortalecer do Centro Acadêmico de Biblioteconomia UFSC , informa Nota de Adesão a Ocupação no CED,  após deliberação em Assembleia no último dia 08/11/2016.

NOTA DE ADESÃO DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA À OCUPAÇÃO DO CED

Durante a semana desde a ocupação no prédio do bloco A no Centro de Ciências da Educação (CED), houveram discussões com os estudantes sobre o atual panorama político e histórico de nosso país, o que incluirá o extermínio de direitos básicos à Educação, Saúde, Cidadania e Liberdade de Expressão.

Dentre as rodas de conversa, tópicos como a Projeto de Emenda Constitucional nº 55 (antes nº 241), da Reforma do Ensino Médio (Medida Provisória nº 746) e do Programa intitulado “Escola Sem Partido” foram debatidos e questionados entre os estudantes, com a participação de representantes das ocupações e servidores em greve.

No dia 08 de novembro de 2016 ocorreu a Assembleia Estudantil do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, com a presença de cerca de 100 graduandos e definiu-se as seguintes deliberações:

A adesão e apoio dos estudantes do curso de Biblioteconomia ao movimento OcupaCED, com 65 votos a favor e 25 votos contra. Foi decidido por 47 votos contra a paralisação das aulas e atividades acadêmicas – e com o comprometimento dos colegas a se mobilizarem para exigir realocação e comunicação entre corpo docente e discente sobre as aulas que não ocorrerão no bloco A devido a Ocupação – enquanto 42 votaram a favor de parar totalmente as atividades do semestre. Houve apenas 01 abstenção sobre esse tópico. Por fim foi colocado em votação o posicionamento do curso com relação à Greve Geral que ocorrerá no dia 11 de novembro de 2016 em todo país, 53 votos foram a favor da Greve Geral e 31 contra.

Mediante ao resultado obtido em Assembleia legítima – e registrada em ata – com quórum acima do esperado, os estudantes de Biblioteconomia da UFSC se posicionam favoráveis ao movimento de ocupação no Centro de Ciências da Educação (CED), assim como se solidarizam, respeitam e colaboram com o OcupaCED, mas não paralisarão suas atividades acadêmicas devido a mesma. Uma nova Assembleia será realizada após o dia 11 de novembro para avaliação da Ocupação e de questões que permeiam o Movimento Estudantil.

Os estudantes de Biblioteconomia pela primeira vez em 43 anos de história na universidade manifestaram suas vozes, apoiando a ocupação do Centro de Ciências da Educação (CED) junto aos estudantes de Pedagogia, Educação do Campo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Um marco histórico em nosso curso e demonstrando mais uma vez que os tempos são outros, nossos colegas estudantes estão juntos para lutar e resistir, sempre!

Biblioteconomia é OCUPA CED UFSC.

Centro Acadêmico de Biblioteconomia – Gestão Unificar para Fortalecer 2016/2017.