Atividade promovida pelo Nuvic auxilia na diminuição do estresse

17/04/2017 16:22

O grupo interdisciplinar Núcleo Vida e Cuidado: Estudo e Pesquisas sobre a violência – Nuvic, em parceria com a Escola Catarinense de Biodanza – ECB, desenvolve a atividade “Biodanza: uma aprendizagem vivencial sobre o cuidado”. A aula, entre outros objetivos, visa aumentar a resistência ao estresse e melhorar a comunicação do praticante, por meio de exercícios com música. Os encontros ocorrem semanalmente, no Centro de Ciências da Educação – CED, desde 2013.

Conforme o criador da Biodanza, o psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, a dança “é um sistema de integração humana, reeducação afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções orgânicas da vida”. Assim, a proposta da atividade é a de conectar-se consigo, com o outro e com o universo, por meio de movimentos em grupo guiados por músicas muito específicas. Segundo a professora Susana Pasinatto, diretora da ECB e integrante do Nuvic, a prática da biodanza tem uma ação sobre a auto regulação do organismo, ocasionada pela diminuição do controle racional. Isso acontece devido ao ativamento de processos de regulação das funções biológicas que, assim, reduzem fatores de desorganização e estresse.

De acordo com Pasinatto, a biodanza é pautada no Princípio Biocêntrico, um paradigma inspirado na “intuição do universo”, que consiste em uma reformulação de valores culturais, tendo como referencial o respeito à vida. “O Princípio Biocêntrico propõe a potencialização da vida e a expressão de seus poderes evolutivos. Deste ponto de vista, a Biodanza é fundamentada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida”, esclareceu.

A Biodanza é indicada para qualquer grupo e faixa etária e é oferecida para grupos iniciantes e intermediários. No CED, as aulas ocorrem na Sala do Corpo, todas as quintas-feiras, às 18h30. Mais informações no site do Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências e pelo telefone (48) 9161-3939.