Boletim Abiodum lança sua segunda edição

20/11/2017 09:21
O Boletim Abiodum, cujo nome tem origem Ganesa e significa “nascido em tempo de guerra”, evoca a força da coletividade e a necessária ação de disputa por um projeto de educação radicalmente democrático. O número 2 de 2017 tem como foco O III Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul (COPENE SUL) com a temática “Negras e Negros no sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira”, que ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 10 e 13 de julho de 2017.
Nasceu pelas mãos da professora Vânia Beatriz Monteiro da Silva, então tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a colaboração dos bolsistas, com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização de identidade, da cultura e da história de grupos humanos que, historicamente são relegados ao plano inferior na hierarquia social nas sociedades contemporâneas. De caráter informativo, o boletim é elaborado pelas bolsistas do PET/Pedagogia em conjunto com a tutora e com os/as professores/as colaboradores/as, a partir dos resultados de pesquisas, ações de ensino e extensão, que abordam a temática da cultura africana, afro-brasileira e indígena e sobre leis relativas a essas temáticas.