PROJETO FOTOGRÁFICO “REFLEXOS DA UFSC” É EXPOSTO NO CED

13/05/2016 16:00

O Projeto Fotográfico “Reflexos da UFSC” realizado pelos professores Lucia Helena Correa Lenzi e Edgard Matiello Junior, ficou exposto em 2014 no hall da Reitoria, e em seguida em cada um dos campi da UFSC. Neste ano de 2016 tais obras foram doadas, num acordo entre autores e Coordenadoria de Comunicação: fazem parte do acervo imagético que ocupa as paredes do conjunto arquitetônico do Centro de Ciências da Educação, no intuito de fazer presentes aqueles instantes captados pelas lentes, e de sugerir outras ‘leituras’. Lucia Helena Correa Lenzi e Edgard Matiello Junior  são professores da UFSC e autores dos registros fotográficos, que  realizaram ao longo dos anos  em atividades com grupos e movimentos sociais, no campo e na cidade. Vale a pena conferir!

Da necessidade do registro cuidadoso e respeitoso, tomaram gosto pela arte e buscaram aperfeiçoamentos técnico e estético que, agora, resultaram em quatro ensaios fotográficos, orientados pela professora de fotografia Soninha Vill, curadora desta exposição. Dois dos ensaios, em preto e branco (P&B), retratam um tempo caracterizado como de professores/fotógrafos, e registram os projetos de extensão universitária como “Reflexos da UFSC”. Um deles foi produzido em assentamentos de reforma agrária (“instante vivido” – Lucia Helena), e outro junto à comunidade próxima da UFSC (“(re)criação e lazer” – Dega Matiello).

Já as duas produções coloridas são parte de um tempo mais recente, no lugar de fotógrafos/professores. Também “Reflexos da UFSC”, um deles se inspira nas luzes percebidas do alto de um edifício do campus no bairro Trindade, nas vidraças, águas e outros espaços de convívio universitário (“instante refletido” de Lúcia Helena).

Com estes enunciados fotográficos, os autores pretendem gerar um estranhamento nos acontecimentos já naturalizados pelo nosso olhar, transformando o já visto em algo que possa construir uma narrativa que está por se fazer, que há de vir pelo olhar de cada um!

Agora as fotografias estão sendo expostas no Auditório do Bloco A e pelos corredores do Centro de Ciências da Educação por tempo indeterminado.

Fonte: Notícias UFSC

Lívia Rezende/Estagiária de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais/CED