Encontro sobre o Future-se

20/08/2019 10:46

Prezados(as) colegas,
Na última reunião do Conselho de Unidade, realizada no dia 15 de agosto, por iniciativa do professor Brunetta, diretor e conselheiro universitário, foi colocada em discussão a necessidade de realizarmos uma discussão sobre o Programa Future-se no CED a fim de reunir elementos acerca do mesmo e promover uma discussão com a base docente para balizar nossa atuação no âmbito do CUn.

Com essa motivação estamos fazendo uma chamada para um encontro no dia 21/agosto, quarta-feira, às 18:30 na sala 627 do bloco A.
Reunimos com ajuda dos colegas um conjunto de materiais, notas, textos analíticos do programa para subsidiar nossa discussão. Estamos anexando também arquivo com cópia do projeto de lei referente ao programa.

1)      ADUFFSSIND. O Future-se distorce o conceito de autonomia universitária e poderia se chamar ‘Vire-se’.http://aduff.org.br/site/index.php/notocias/noticias-recentes/item/3778-o-future-se-distorce-o-conceito-de-autonomia-universitaria-e-poderia-se-chamar-vire-se  Acesso em: 15 ago. 2019.

2)      ADUFFSSIND. Pesquisadora critica “Future-se” e afirma que programa bolsonarista promove saque do fundo

público.Disponível em: http://aduff.org.br /site/index.php/notocias/noticias-recentes/item/3775-pesquisadora-critica-o-future-se-e-afirma-que-programa-bolsonarista-promove-saque-do-fundo-publico  . Acesso em: 15 ago. 2019.

3)      ADUFFSSIND. Seminário “Future-se: por que o projeto do governo ameaça a universidade pública no Brasil”. Professoras Catharina Meirelles, do Departamento de Psicologia da UFF em Volta Redonda, e Andrea Vale, da Escola de Serviço Social da UFF.Vídeo: https://www.facebook.com/aduff.ssind/videos/tv-aduff-ao-vivo-semin%C3%A1rio-future-se-por-que-o-projeto-do-governo-amea%C3%A7a-a-unive/2956647071227892/
4)      ANTUNES, André; GUIMARÃES, Cátia. O que esperar do Future-se. EPSJV. Fiocruz Disponível em:http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/o-que-esperar-do-future-se   Acesso em: 27 jul. 2019.

5)      CONTRAPODER. Afinado 2. Marinalva Oliveira, o Future-se e um novo projeto de Univ ersidade. Vídeo:https://open.spotify.com/episode/0fzS8rpIIeprkpXDycu1wN?fbclid=IwAR0G2tSNbv7U8Injc2i7g_JbCieehIfuuIEiaSyOrCT2eb7YEx9euoQ0cDA

6)      LEHER, Roberto. Análise preliminar do Future-se. RJ: UFRJ, 2019. Mimeo.(em anexo)

7)      MOSCHKOVICH, Marília. “Future-se” e o aumento da desigualdade de gênero na carreira acadêmica. Blog da Boitempo.Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2019/08/13/future-se-e-o-aumento-da-desigualdade-de-genero-na-carreira-academica/ Acesso em: 15 ago. 2019.
8)      SEKI, Allan Kenji. Future-se! Florianópolis, SC: UFSC, 2019. Mimeo. (em anexo)

Contamos com a presença!

Rosalba Maria Cardoso Garcia
Profa do Departamento de Estudos Especializados em Educação
Universidade Federal de Santa Catarina