Conselho de Unidade do CED rejeita o Future-se

30/08/2019 14:20

O Conselho de Unidade do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED-UFSC), reunido ordinariamente em 29 de agosto de 2019, decide por unanimidade manifestar-se contrariamente à totalidade da proposta do Programa Future-se.

Por entender que a proposta é nociva à natureza pública, gratuita e à qualidade das atividades que se realizam nas universidades públicas federais brasileiras, enfatizamos que o Future-se corresponde a um ataque frontal ao princípio fundamental da universidade pública: a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Destaca-se também que o Future-se é uma medida arbitrária e coercitiva, pois foi  apresentada após cortes orçamentários aplicados às universidades públicas federais, os quais tem comprometido seu funcionamento, especialmente na garantia de assistência a estudantes.

Alertamos para o prejuízo irreversível à formação educacional em todos os níveis e modalidades de ensino, pois tanto os cortes orçamentários quanto o Future-se não reconhecem as universidades públicas como espaço fundamental na formação de professores com compromisso social e político.

Por fim, manifestamos nosso apoio às entidades e movimentos dos segmentos estudantis, docentes e técnico-administrativos em educação que também repudiam a proposta do Future-se.