RELATO DA ASSEMBLEIA GERAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (CED-UFSC)

10/09/2019 11:59

Aos 09 dias do mês de setembro de 2019, mediante convite encaminhado pela Direção do CED, foi realizada no hall do Bloco A do CED assembleia geral para tratar especialmente das deliberações da Assembleia Geral da UFSC realizada no dia 02 de setembro de 2019. Estiveram presentes professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

A assembleia teve início às 17h40 com informes e proposição de metodologia para o debate, os quais foram apresentados pela Direção do CED.

Seguiram-se mais de 30 falas dos representantes de entidades, setores e demais presentes, as quais se encerraram por volta das 19h40, quando então teve início o processo de votação que aprovou os seguintes encaminhamentos:

• Propor como pauta ao Conselho Universitário (CUN) a suspensão do calendário acadêmico em razão da greve estudantil;
  • Propor ao CUN que as decisões sobre a distribuição do orçamento diante do atual cenário de cortes, e regularmente a partir de 2020, sejam tomadas no órgão colegiado máximo da instituição;
  • Propor ao Conselho de Unidade do CED a publicação de uma nota de solidariedade e reconhecimento ao movimento discente dos cursos fora do CED;
  • Propor ao Conselho de Unidade do CED a publicação de uma nota em defesa das práticas democráticas na Universidade Federal da Fronteira Sul quanto ao processo de nomeação do reitor;
  • Proposição às direções do NDI, CED e CA da elaboração de um balanço sobre impactos resultantes dos cortes orçamentários;
  • Criação de uma comissão de apoio ao Colégio de Aplicação (CA) e ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) para a construção do diálogo com as famílias dos estudantes;
  • Composição do Mobiliza CED com representantes de cada entidade, setor e curso do CED.

Foram informados os cursos do CED em greve ou estado de greve, sendo eles: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo (Turma Litoral), Pós-graduação em Educação, Bacharelado em Biblioteconomia; Bacharelado em Arquivologia, Bacharelado em Ciência da Informação. Os cursos de pós-graduação em Ciência da Informação e Educação Científica e Tecnológica ainda estão por realizar suas discussões.

Também foi informado que os servidores técnico-administrativos realizarão assembleia da categoria no dia 12 de setembro às 14 horas no hall da Reitoria.

Florianópolis, 09 de setembro de 2019.