CED é homenageado em ato parlamentar solene na ALESC

15/10/2019 08:42

Na última quarta-feira (09), O Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi homenageado pelos seus 50 anos de história em ato parlamentar solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Receberam os cumprimentos os alunos de graduação e pós-graduação, professores, servidores e terceirizados. Proposto pela Deputada Luciane Carminatti, o evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

O ato foi marcado por manifestação dos alunos em crítica ao governo federal e ao corte de verbas na universidade. Os estudantes colocaram um caixão simbolizando o CED sobre a mesa das autoridades e, em seguida, leram a carta que alertava sobre as dificuldades que o Centro passou ao longo de seus 50 anos e os ataques recente que ameaçam a sua existência.

A mesa do evento foi composta pela Deputada Luciane Carminatti, o Reitor Ubaldo Cezar Balthazar, o Diretor do CED Antonio Alberto Brunetta, o aluno da graduação Vinicios Manuel Kloeckner, o aluno da pós-graduação Luiz Carlos de Almeida Batista Pustiglione, a Diretora do NDI Juliane Mendes Rosa La Banca e o servidor técnico Jorge Cordeiro Balster.

As fotos do evento estão disponíveis na nossa página no Facebook.

50 anos do CED

No dia 15 de junho, o Centro de Ciências da Educação (CED) completou 50 anos desde sua oficialização. Porém a história do CED começou em 1951, com a fundação da Faculdade Catarinense de Filosofia, no centro de Florianópolis. Mais tarde, em 1961, o centro foi o primeiro a ser instalado na Cidade Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na época com o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, integrante do Centro de Estudos Básicos, localizado no prédio onde hoje fica o Centro de Comunicação e Expressão

Com a ditadura militar e a Reforma Universitária, os Estudos Básicos foram separados da Educação Profissional, separando também a Filosofia e Educação. Com isso, foi oficializado, em 1969, o Centro de Educação, que passou a ser denominado Centro de Ciências da Educação 10 anos depois.

Hoje, o CED compreende não somente a educação superior, com os cursos de graduação e pós-graduação, mas também a educação básica através do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e do Colégio de Aplicação (CA). A comunidade universitária do centro está composta por 105 servidores, 330 professores e 2.817 alunos, distribuídos em em quatro departamentos (Ciência da Informação, Educação do Campo, Estudos Especializados em Educação e Metodologia de Ensino), NDI e CA.