Convite ATA-ME – CINENUVIC/NÓS

16/10/2023 15:52

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina ATA-ME – CINENUVIC/NÓS promove, nesta sexta-feira20 de outubro, a exibição do filme “Marte Um”, seguida de debate. A atividade ocorre às 19h, no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado no Centro de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 59 ). A sessão é gratuita e aberta a todos.

O Ciclo ATA-ME – CINENUVIC/NÓS é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da UFSC: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). O objetivo do projeto é exibir filmes e fomentar discussões sobre temas cotidianos como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. A cada sessão são convidados dois debatedores para problematizar questões suscitadas pelos filmes.

Este será o sexto encontro do projeto. O Ciclo ATA-ME é organizado pelos professores Alexandre Toaldo, Angelica Silvana Pereira, Carolina Votto Silva e Patricia de Moraes Lima.

Sinopse do filme “Marte Um”

A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

Mais informações pelo e-mail nuvic@contato.ufsc.br, na página do NUVIC e na página do Museu Victor Meirelles.