1° ENCONTRO SOBRE DIREITOS HUMANOS UFSC:Violências de Estado no Passado e no Presente

07/08/2019 08:38

Datas: Quarta 25 e quinta 26 de setembro de 2019

Local: Auditório da Reitoria  e Hall da Reitoria para exposição

CHAMADA DE TRABALHOS

1o Encontro sobre Direitos Humanos, organizado pelo Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC, ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2019. O Encontro tem como tema Violências de Estado no Passado e no Presente e visa debater o tema com enfoque em seus avanços, recuos, e desafios presentes e futuros. Além de Mesas Redondas e Palestras, estão programadas sessões de apresentação de trabalhos.

Estudantes, professores, pesquisadores e membros da comunidade estão convidados a propor trabalhos relacionados à temática proposta para o Encontro até dia 12 de agosto de 2019. Todas as propostas deverão ser submetidas exclusivamente pelo e-mail oficial do Evento encontro_mdh2019@contato.ufsc.br

A proposta de trabalho a ser submetida deve abordar um dos seguintes tópicos:

• Violência de Estado no período da ditadura civil-militar de 1964: violência política, de gênero e étnico-raciais: indígenas, negros
  • Violência de Estado pós-Constituinte: violência política, de gênero e étnico-raciais: indígenas, negros
  • Lei de Anistia, Justiça de Transição
  • A reconstrução da Memória

Formato do Trabalho a ser submetido para apreciação

• Resumo contendo título, nome do(s) autor/a(s), vinculação institucional, endereço eletrônico;
  • Texto com até 2.500 caracteres, contabilizando espaços.  Título, autores, instituições e referências (máximo de 3) não são incluídos na contagem de caracteres;
  • O texto de ser enviado em formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5.

A versão final do artigo a ser publicada eletronicamente no site do Instituto Memória e Direitos Humanos, deverá seguir essas mesmas instruções, com alteração somente no número de caracteres aceitos – até 5.000, contabilizando espaços.

25 SETEMBRO

• 9h00 – 10h00: Abertura do evento
  • 10h00 – 12h00: Apresentação de trabalhos sobre Direitos Humanos (15 minutos cada)
  • 14h00 – 17h00: Mesa Redonda (1 coordenador e 3 participantes)

Tema: Violência de Estado no período da ditadura civil-militar de 1964

Tópicos abordados (3):

• a repressão política e as violências durante a ditadura (conceituação geral),

Mariana Jofilly (professora UDESC);

• violência de gênero na ditadura, definir;
  • violência nas questões étnicas, a definir.
  • 18h30 – 19h00: Lançamento do Instituto Memória e Direitos Humanos, do novo Acervo Digital e da Exposição Virtual.
  • 19h00 – 22h00: Palestra Justiça de Transição incompleta e debilidade da democracia, Marlon Alberto Weitcher (procurador federal dos Direitos do Cidadão Adjunto – MPF).

26 SETEMBRO

• 10h00 – 12h00: Apresentação de trabalhos sobre Direitos Humanos (15 minutos)
  • 14h00 – 17h00: Mesa Redonda (1 coordenador e 4 participantes)

Tema: Violência de Estado pós Constituinte: ocorrências do cotidiano

Tópicos abordados (4):

• violência de gênero, Miriam Grossi (professora UFSC);
  • violência contra os índios, Kerexu Yxapyry (cacique do Morro dos Cavalos);
  • violência contra os negros, Vanda de Oliveira Gomes Pinedo (MNU);
  • violência e perseguição política, Fernando Ponte (professor UFSC).
  • 19h00 – 22h00: Palestra Direitos Humanos e Democracia no Brasil (de hoje), Edson Teles (professor Unifesp).