CURSO DE PEDAGOGIA RETOMOU ATIVIDADES NO DIA 8 DE JUNHO

11/06/2015 11:19

AOS PROFESSORES, ESTUDANTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Em nome dos professores do curso de Pedagogia reunidos no dia 01 de junho de 2015, dirigimo-nos à comunidade do CED. Após quase um mês de greve dos estudantes do curso de pedagogia, seguida de paralisação dos professores, decidimos reiniciar as aulas na próxima semana, dia 8 de junho. A paralisação foi motivada pelas precárias condições de trabalho e estudo, principalmente no bloco A do CED, diante do protelamento da reforma por parte da administração central. Lembramos que o processo de negociação vem se arrastando desde 2003, a reforma já foi prioridade número 1, passando neste ano a figurar como prioridade 17 na lista de obras da UFSC, com previsão de início da elaboração dos projetos em 2017. Durante este período, manutenções insuficientes foram feitas no bloco A. Diversas tratativas institucionais foram encaminhadas pelas gestões do Centro e Conselho de Unidade, sem o resultado esperado. Desde o dia 1 de abril foram desencadeadas ações visando pressionar a administração central para respostas às demandas do CED. Na ausência de retorno concreto, os estudantes deflagraram uma greve no dia 5 de maio, seguidos por paralisação dos professores no dia 7 de maio. A pauta do movimento foi a reforma imediata do bloco A e reparos emergenciais nas salas de aula. Após quase um mês intenso de ações dos estudantes e professores (atos na reitoria, intervenção no Conselho Universitário e no Conselho de Unidade do CED, estabelecimento de mesa de negociação com a administração central, aulas públicas no hall da reitoria, marchas no campus, entre outras), nossas reivindicações foram atendidas:

Quanto à reforma do bloco A:

• Início imediato com elaboração dos projetos necessários para efetivação das obras, por empresa contratada via RDC (Regime Diferenciado de Contratação);
  • Garantia dos recursos pela reitoria.

Quantos aos reparos emergenciais do bloco A:

• Revisão da parte elétrica
  • Reparos nas paredes
  • Substituição de carteiras
  • Colocação de novas telas de projeção e manutenção de existentes
  • Liberação de recurso para compra de projetores digitais e reparos de outros
  • Troca e manutenção de lousas
  • Manutenção de aparelhos de ar condicionado
  • Colocação de extintores de incêndio no prazo de 60 dias
  • Colocação de cortinas estimada para 90 dias.

Estamos convictos que o resultado alcançado foi fruto do legítimo movimento de greve dos estudantes e de paralisação dos professores do curso de Pedagogia, somadas às ações institucionais da direção e do conselho de unidade do CED. O movimento foi vitorioso e suas conquistas serão usufruídas por todos os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Educação. Nossos próximos passos serão o acompanhamento dos acordos estabelecidos, a reposição das aulas e a continuidade da mobilização política que gerou os resultados alcançados. Florianópolis, 3 de junho de 2015.

Professores do curso de pedagogia participantes do movimento de paralisação.