NOTA SOBRE PROTESTOS CONTRA OS CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO

14/08/2015 11:51

Os cortes de verbas para as universidades públicas comprometem as condições de trabalho e o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão o que, a curto e médio prazo, será sentido na retração da produção científica das universidades brasileiras. Os Programas de Pós-Graduação da UFSC foram surpreendidos com o corte de 75% dos recursos previstos no PROAP para este ano. Há uma greve nacional de docentes, de TAEs e, em alguns campi, de estudantes. Na UFSC as bibliotecas, o restaurante universitário e algumas secretarias estão fechadas. Várias universidades estão discutindo a inviabilidade de se começar o segundo semestre nestas condições.  Em agosto, a Lei Orçamentária Anual para 2016, será encaminhada ao Congresso. Vivemos, portanto, um momento crucial para resistir, unir forças para pressionar pela revisão dos cortes e garantir que a educação pública não seja negligenciada no orçamento do próximo ano.

Repudiamos os cortes na educação pública e nos somamos aos que se manifestam contrários à precarização das condições de trabalho nas universidades públicas.

Manifesto da ANPEd sobre cortes de recursos para pós-graduação

Carta da 67a SBPC à Presidência da República

Nota pública do Fórum de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre o atraso e a redução dos recursos aos Programas de Pós-Graduação brasileiros.

Carta da ANPOF enviada à CAPES sobre recursos da Pós-Graduação

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) se manifesta sobre as restrições orçamentárias para a pós-graduação.

A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) se manifesta em relação aos cortes orçamentários para a educação superior.

Carta aberta da área de Antropologia/Arqueologia da CAPES em defesa da Pós-Graduação no Brasil.

Carta da ANPOF enviada à CAPES sobre recursos da Pós-Graduação

Nota enviada por: Eneida Shiroma – Coordenadora de Pesquisa do CED