UFSC CONVIDA PARA SOLENIDADE DE RECONHECIMENTO NOTÓRIO SABER AO MESTRE NÔ

28/03/2016 10:27

convite mestre NÔ

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reconheceu o título de Notório Saber no campo da Educação a Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, referência mundial na prática e oralidade da capoeira, legítima manifestação da cultura corporal humana. A cerimônia será realizada no dia 29 de março, às 19h, no Auditório da Reitoria.

O reconhecimento foi requerido pelo professor Fábio Machado Pinto, do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), e aprovado na reunião do Conselho Universitário (CUn) do dia 18 de dezembro. O parecer, favorável, do professor Edison Roberto de Souza, do Departamento de Educação Física, está disponível aqui.

Mestre Nô

O Mestre Nô iniciou formalmente sua trajetória na capoeira ensinando-a ainda nos anos 1960, na Cidade Baixa, em Salvador (BA), história que se consolidou com a criação, em 1979, da Associação Brasileira Cultural de Capoeira Angola Palmares e, através da qual, seu trabalho se potencializou e alcançou patamares internacionais, tornando-se um dos principais expoentes dessa manifestação da cultura corporal humana.

A partir de sua socialização, a capoeira, atividade praticada com música, jogo e dança, transcendeu os ambientes populares ocupando lugar de destaque em ambiente universitário e, na UFSC, a história não foi diferente, tornando-se conteúdo de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o Mestre Nô foi convidado para ministrar aulas, seminários e workshop em vários países dos cinco continentes. Em sua disseminação como patrimônio cultural, foi reconhecido como Mestre de Capoeira recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura do Brasil a Medalha Zumbi dos Palmares, além de outros prêmios e honrarias por trabalhos de destaques na área artística e cultural.

Mais informações no parecer.

Fonte: Notícias da UFSC/Prof. Fábio Machado Pinto