SEMINÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

29/03/2016 10:34

O curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu nos dias 2 a 4 de março, o V Seminário de Socialização de Atividades do Curso, no auditório do Centro de Ciências de Educação (CED). A abertura do evento teve, além da mesa com o tema “Campo e sujeitos do campo” e as apresentações de trabalhos, uma atividade interativa com os presentes que buscava a valorização da coletividade.

Dando sequência, a professora Marília Gaia e o professor Wilson Schmidt, mediadores do evento, abriram oficialmente as atividades com o espaço temático. “É importante a gente pensar em qual campo vai atuar. Agronegócio? Agricultura camponesa?”, iniciou Marília, que garantiu que as áreas de atuação de Educação do Campo não são claramente divididas.No início do seminário, compuseram a mesa representantes do Centro de Ciências de Educação (CED), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e da coordenadoria do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A cerimônia de apresentação teve seguimento com uma atividade interativa entre os presentes, em que cada um deixou seu nome numa das caixas disponibilizadas, para que depois todos fossem postos juntos como forma de valorizar a coletividade no campo.

O evento então passou para as apresentações dos grupos de alunos, que realizaram seus estudos sobre a Educação do Campo na Grande Florianópolis. O professor Wilson Schmidt também foi enfático em seu discurso, desconstruindo a imagem de campo como apenas um espaço de tranquilidade e belas paisagens. “A ênfase dos estudos deve estar não no bucólico, mas nas contradições; não no paradisíaco, mas nos conflitos.”

Jair Quint/Agecom/UFSC

Fonte: Notícias UFSC

Lívia Rezende/Estagiária de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação e Relações Institucionais/CED.