ALUNO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO RECEBE PRÊMIO ‘DESTAQUES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2015’

31/03/2016 15:45

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entregou o prêmio “Destaques da Iniciação Científica 2015″  para sete alunos de graduação e dois do ensino médio. A cerimônia foi realizada na Sala dos Conselhos da UFSC na manhã de terça-feira, 29 de março. Os trabalhos escolhidos foram apresentados no 25º Seminário de Iniciação Científica da UFSC e no 5º Seminário de Iniciação Científica do Ensino Médio, ambos em outubro de 2015. O evento foi promovido peloDepartamento de Projetos de Pesquisa (DPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq).

Entre os premiados, houve até quem trocou de curso durante a bolsa. Tainã Stefani estudava Engenharia Sanitária e Ambiental quando abriu a bolsa de iniciação científica para trabalhar com resíduos de materiais de construção, mas já estava no processo de mudança. “Minha orientadora até perguntou como eu iria dar conta de tanta coisa, como faculdade, bolsa e cursinho vestibular, ao mesmo tempo.” Tainã passou no Vestibular e, seis meses depois, já cursava Engenharia Civil, participando da pesquisa “Avaliação dos metais pesados em matrizes cimentíceas a partir de medidas de impedância”, sob orientação da professora Janaíde Cavalcante Rocha.

Aluno do 3º ano do Colégio de Aplicação (CA), Luiz Felipe Domingos aprendeu muito durante a bolsa de iniciação. “O dia a dia, com a responsabilidade de escrever relatórios, de conhecer termos técnicos, a gente cria uma atitude de fazer as coisas.” Ele participou do desenvolvimento de um novo teste biológico para análise de extratos vegetais e nunca imaginou “que iria manusear equipamentos de laboratório ou mesmo ganhar um prêmio”. Ele ainda não definiu o curso que pretende tentar no ensino superior, mas está inclinado a fazer algo na área de exatas, como as engenharias Civil, sua primeira opção, Química ou Elétrica.

Fonte: Notícias UFSC